CI

Trump escolhe nome chave do agronegócio para embaixador na China

Terry Branstad tem relações com presidente chinês, Xi Jinping


O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a escolha do atual governador de Iowa, Terry Branstad, para o cargo de embaixador na República Popular da China. O estado é o maior produtor de milho do país e Branstad é um velho conhecido do presidente chinês, Xi Jinping. Eles se conheceram em 1985, quando Xi Jinping era um oficial agrícola da província de Hebei e o americano já era governador.

Segundo alguns jornais norte-americanos, o anúncio busca baixar a tensão na relação entre China e Estados Unidos após os contatos entre Trump e o líder de Taiwan, que não é considerado um país autônomo pela China continental. Além disso, a escolha mostra que o presidente dos Estados Unidos reconhece a importância do agronegócio nas relações entre Washington e Pequim.

Branstad é governador de Iowa pelo sexto mandato e encontrou-se com Xi Jinping diversas vezes tanto em Iowa como na China, sendo que muitos dizem que tem um perfil conciliador. A escolha ainda pode tornar menos provável a ameaça de Trump de aplicar uma sobretaxa de até 35% sobre produtos chineses, que poderia causar uma reação da China com relação aos produtos agrícolas dos Estados Unidos.

O estado de Iowa também é um importante produtor e exportador de soja, suínos, etanol, bacon, carne bovina e outros produtos agrícolas processados. Iowa vota nos republicanos desde a eleição de Ronald Reagan, em 1980, sendo que Trump ganhou no estado com uma diferença superior a oito pontos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.