CI

Visita da Esalq comprova eficácia no controle de plantas daninhas

Plantas daninhas estão por todos os lados



As plantas daninhas estão por todos os lados, desde as calçadas e terrenos pela cidade, até as lavouras e os canaviais. Quando não controladas, podem causar muitos prejuízos para a cultura, pois, além de competidoras de nutrientes, podem ser hospedeiras de pragas. A presença delas aumenta o custo de produção e diminuem consideravelmente a produtividade.

Com o objetivo de avaliar o trabalho realizado pela área agrícola em relação ao controle das plantas daninhas, no dia 15 de agosto a Alcoeste recebeu a visita do Professor Doutor Pedro Jacob Christoffoleti, da ESALQ/USP, visita esta patrocinada pela Arysta Life Science, representada pelo consultor Clodoaldo Dutra Faitt.

Durante a visita, o professor acompanhou as frentes de trabalho, analisando as formas de controle adotadas no combate destas plantas, entre elas as mais encontradas na cultura: mamona, mucuna, ipomeias, merremias, braquiária e colonião.

São três, os grupos geralmente adotados para o controle: mecânico, químico e cultural. O primeiro é realizado com trator durante o preparo do solo ou com enxada em pequenas áreas. Já o controle químico pode matar ou retardar o crescimento das daninhas quando aplicado em doses corretas, e oferecer o melhor custo-benefício, porém é importante a equipe estar atenta quanto à regulagem do equipamento de aplicação e do manejo de produtos, visando não causar fitotoxicidade na lavoura ou prejudicar o solo. O terceiro está relacionado ao preparo do solo antes do plantio e a escolha de variedades adaptadas e resistentes.

Em reunião com a equipe agrícola, Christoffoleti apresentou as conclusões da visita ressaltando os pontos positivos e mostrando pontos a serem melhorados para uma eficácia completa no combate às estas plantas. 

Para Fabrício Polaquini, Supervisor Agrícola, a visita e opinião do experiente professor, comprovam os esforços de toda equipe para atingir metas de controle e combate às daninhas. “As orientações e conclusões do Dr. Christoffoleti, demonstram que estamos no rumo certo”, comenta Polaquini. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.