CI

ABAG promoverá 14º Congresso Brasileiro do Agronegócio cujo tema central será “Sustentar é Integrar”

14º Congresso Brasileiro do Agronegócio


Evento ocorrerá no dia 3 de agosto, no WTC Sheraton São Paulo Hotel, e inclui também a promoção de dois Fóruns sobre Alimentos e Logística, que serão realizados no dia seguinte
 
Promovido pela Abag – Associação Brasileira do Agronegócio desde 2002, o Congresso Brasileiro do Agronegócio já se consolidou como um evento indispensável na agenda de especialistas no assunto, lideranças setoriais, empresas, fornecedores da cadeia produtiva e também líderes políticos sintonizados com o segmento que tem sido o principal alicerce da economia brasileira. A edição deste ano, que terá como tema principal “Sustentar é Integrar”, reunirá os mais renomados especialistas em diferentes áreas da cadeia do agronegócio e debaterá diversos aspectos ligados ao desafio de manter o Brasil na liderança mundial da produção de alimentos, fibras e energia, ao mesmo tempo em que se consolida a percepção de ser o produtor brasileiro um dos mais sustentáveis do mundo.
 
O evento será aberto com uma palestra proferida pelo presidente da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurício Antônio Lopes, na qual ele tratará exatamente do tema que dá nome ao Congresso. Um dos mais respeitados analistas da evolução técnica do agronegócio, Lopes enfatizará o fato de a agricultura brasileira ser líder no esforço tecnológico de produzir com baixa emissão de carbono, capaz de promover uma expansão sustentável da atividade, baseada em ganhos de produtividade e em sintonia com as boas práticas ambientais. Para o presidente da Embrapa, a sustentabilidade é hoje um imperativo para o sucesso dos produtores.
 
Após a fala do presidente da Embrapa, no Painel 1, denominado “Agronegócio Brasileiro, Produção 365 dias”, o consultor Alexandre Mendonça de Barros, da MB Agro, um dos mais conceituados analistas da área, fará uma apresentação mostrando os desafios de o país continuar com sua estratégia bem-sucedida de colher até três safras por ano. Ele terá como debatedores, o presidente da John Deere Brasil, Paulo Herrmann; e o presidente da Cocamar Cooperativa Agroindustrial, Luiz Lourenço.
 
Antes do intervalo, os organizadores prestam homenagem especial a Moacyr Corsi, professor titular da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq – USP), que receberá o Prêmio Norman Borlaug. Também será homenageado, com o Prêmio Ney Bittencourt de Araújo, Márcio Lopes de Freitas, presidente da OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras.
 
A parte da tarde será iniciada com o Painel 2, que abordará o tema “Grãos, Proteína Animal, Floresta Plantada e Palma” e contará com as apresentações de Elizabeth Carvalhaes, presidente-executiva do Instituto Brasileiro de Árvores (IBÁ), Francisco Turra, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA); Pedro Bastos de Oliveira, presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas, da Abimaq; Rodrigo Lima, diretor-geral da Agroícone Consultoria; e Valmor Schaffer, presidente da ADM América do Sul. A moderação desse painel caberá ao diretor da região Brasil do Grupo Tereos, Jacyr Costa Filho.
 
O Painel 3, que terá como tema “Alimento e Energia”, será moderado pelo jornalista William Waack e contará com apresentações de: Adriano Pires, diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE); Almir Dalpasquale, presidente da Aprosoja Brasil; Eduardo Bastos, diretor de Relações Institucionais da Dow Brasil; Fernando Figueiredo, presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim); e Luís Roberto Pogetti, presidente do Conselho Deliberativo da União das Indústrias de Cana-de-Açúcar (UNICA).
 
Por fim, o Painel 4, cujo tema será “Segurança Alimentar e Renda”, que também terá coordenação de William Waack, contará com apresentações de: André Pessoa, sócio-diretor do Grupo Agroconsult; Laércio Giampani, diretor-geral da Syngenta; Marcos Montes, deputado federal e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária; Renato Buranello, sócio do Demarest Advogados; Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura e coordenador do Centro de Estudos de Agronegócios da FGV; além do embaixador Luiz Felipe Seixas Corrêa.
 
O 14º Congresso da Abag será encerrado com um pronunciamento do presidente da entidade, Luiz Carlos Corrêa Carvalho.
 
FÓRUM – No dia seguinte ao Congresso da Abag, será promovido o Fórum Abag. Na parte da manhã, quando se discutirá o tema Alimentos, teremos as participações do representante da FAO no Brasil, Alan Bojanic; Luis Madi, diretor geral do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital); Rodrigo Santos, presidente da Monsanto do Brasil; e Sérgio Alexandre, sócio da PwC. As apresentações serão coordenadas por Edmundo Klotz, presidente da Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia).
 
Na parte da tarde, cujo tema discutido será Logística, participarão: Afonso Mamede, presidente da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema); Carlos Alberto Paulino da Costa, presidente da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé); Cleiton Vargas, diretor comercial da Yara Brasil Fertilizantes; e João Cesar Rando, presidente do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV). As apresentações terão como coordenador Renato Pavan, diretor-presidente da Macrologística Consultoria e presidente do Comitê de Logística da Abag.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.