CI

Abiove: Convênio com a Fundação Solidaridad e o IDH fortalece Soja Plus na Bahia

Abiove e entidades assinaram convênio para fortalecer o desenvolvimento do Programa Soja Plus no Oeste baiano.


O Programa Soja Plus na Bahia ganha um reforço importante: um convênio de cooperação com a Fundação Solidaridad, ONG de origem holandesa com presença em mais de 50 países. A Solidaridad faz a gestão do SFTF (Soy Fast Track Fund) na América do Sul. Esse fundo foi criado pelo IDH, Iniciativa de Comércio Sustentável (IDH pela sigla em holandês), organização que fomenta a sustentabilidade de cadeias internacionais de comércio. Com recursos do fundo SFTF, o projeto tem o objetivo de ampliar o impacto do programa Soja Plus no Oeste da Bahia.

O Oeste baiano faz parte da nova fronteira agrícola brasileira, região conhecida como Mapitoba, iniciais de Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. A Bahia é o sexto maior produtor de soja do Brasil, e são nove os municípios que concentram a produção da oleaginosa: Baianópolis, Barreiras, Côcos, Correntina, Formosa do Rio Preto, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães, Riachão das Neves e São Desidério.

O convênio com a Solidaridad foi assinado recentemente, em São Paulo, pelo presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Carlo Lovatelli, e pelo presidente do Conselho da Fundação Latino-Americana da Solidaridad, Jeroen Douglas.

Resultados esperados – O projeto com a Solidaridad, que espera atingir mais de 100 sojicultores, reforçará as atividades do Soja Plus, programa de gestão econômica, social e ambiental da sojicultura brasileira, por meio de cursos, palestras sobre qualidade de vida no trabalho (saúde e segurança ocupacional), assistência técnica individual nas fazendas e fornecimento de material. Outros cursos versarão sobre questões ambientais, entre elas, o Cadastro Ambiental Rural (CAR), que na Bahia tem como equivalente o Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir).

O Soja Plus Bahia oferecerá aos produtores que recebem assistência técnica a possibilidade de preenchimento, sem ônus, do Cefir. Em 2016, haverá nove cursos específicos sobre legislação ambiental nos municípios de Baianópolis, Barreiras, Côcos, Correntina, Formosa do Rio Preto, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães, Riachão das Neves e São Desidério.

Em meados de junho, ofereceu-se palestra sobre o Cefir e sobre licenciamento ambiental para 130 participantes em Luís Eduardo Magalhães.

No âmbito do projeto com a Solidaridad, o Soja Plus Bahia já produziu uma cartilha bem ilustrada para orientar o produtor rural sobre como se ajustar ao novo Código Florestal e como cumprir a legislação ambiental estadual da Bahia. 

O Soja Plus, oferecido aos produtores sem ônus, foi lançado na Bahia durante a Bahia Farm Show de 2014. Desde então, já ofereceu cursos de capacitação em NR 31, saúde e segurança no trabalho e construções rurais para 120 produtores. Em julho, seis técnicos – três da Aiba e três da Universidade Federal de Viçosa – prestaram assistência em 45 fazendas participantes do Soja Plus no Oeste baiano. Haverá visitas a outras fazendas e revisitas, neste ano e em 2016, às que já participam do programa.

Para a Solidaridad e o IDH, a parceria com o Soja Plus é uma oportunidade para fortalecer iniciativas: 1) de apoio aos produtores nas boas práticas socioambientais e de gestão, que permitem uma melhor produtividade; 2) de estímulo ao acesso a novos mercados: 3) de melhoria da sustentabilidade da propriedade. 

Desde 2010, a Solidaridad faz a gestão do Soy Fast Track Fund na América do Sul. O fundo tem como meta estimular os sojicultores a produzirem de acordo com os padrões internacionais para a sustentabilidade.  No Brasil, existem 14 projetos de fomento à produção sustentável de soja localizados nas principais regiões produtoras. Até o momento, mais de 820 mil hectares foram colocados em manejo sustentável.

Tanto o IDH quanto a Solidaridad buscam construir Parcerias Públicas Privadas (PPP) com empresas, ONGs, governos e outros parceiros com foco na promoção da sustentabilidade nas cadeias agrícolas. A parceria com a Abiove e a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) fortalece o trabalho da Solidaridad e do IDH na busca de uma cadeia de soja cada vez mais sustentável. 

Parceiros - Os parceiros do Soja Plus na Bahia são a Abiove, a Aiba, o Banco do Brasil, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.