CI

Ações da Glencore disparam com esperança de venda de ativos de agricultura

Preço da ação da Glencore caiu mais de 60 por cento neste ano


MELBOURNE/LONDRES (Reuters) - As ações da trader de commodities e mineradora Glencore avançavam nesta segunda-feira com a esperança de investidores de que a empresa esteja levando adiante seus planos de cortar dívida com a venda de uma fatia em ativos de agricultura.

O preço da ação da Glencore caiu mais de 60 por cento neste ano, afetado por um colapso dos preços globais de commodities durante o último ano e pelo nervosismo do mercado sobre a capacidade da mineradora de pagar sua pesada dívida.

A trader baseada na Suíça prometeu cortar a dívida líquida para 20 bilhões de dólares ante 30 bilhões com a venda de ativos, redução de investimentos, suspensão de pagamentos de dividendos e um aumento de capital de 2,5 bilhões de dólares com novas ações por meio de uma venda concluída mais cedo neste mês.

A Reuters noticiou na sexta-feira que a Glencore está em conversas com um fundo soberano da Arábia Saudita e a trader de grãos chinesa apoiada pelo Estado COFCO, assim como fundos de pensão canadenses, para vender uma fatia nos ativos.

A empresa disse que está a caminho de vender uma fatia em seu negócio de agricultura até o início do ano que vem, segundo o Barclays.

Nesta segunda-feira, as ações da Glencore listadas em Hong Kong chegaram a subir 72 por cento antes de fecharem em alta de 18 por cento, a 12,6 dólares de Hong Kong. Em Londres, as ações chegaram a subir 20 por cento no início dos negócios, e avançavam 8,35 por cento às 7h32 no horário de Brasília.

Reportagem adicional de Melanie Burton e Olivia Kumwenda-Mtambo

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.