CI

Adisseo: Digestibilidade da energia e dos aminoácidos do farelo de soja

Na nutrição de aves, o farelo de soja (FS) é uma importante fonte de proteína


Rovabio contém atividades enzimáticas distintas e sinérgicas que degradam uma variedade de PNAs (polissacarídeos não-amiláceos). Através de um extenso e completo programa de P&D, a Adisseo tem comprovado que o uso de Rovabio aumenta em 4,5% a energia metabolizável (ou seja, 105 kcal EM/kg) e em 1,5% os AA digestíveis do farelo de soja (FS).

Na nutrição de aves, o farelo de soja (FS) é uma importante fonte de proteína, aminoácidos e energia. Em dietas típicas de frangos, cerca de 70% da lisina digestível e 25% da energia metabolizável são provenientes do FS. E o uso de Rovabio, devido a suas múltiplas atividades enzimáticas, aumenta a digestibilidade, e portanto o aproveitamento da energia e dos aminoácidos do FS nessas dietas. Os aumentos significativos da digestibilidade, aqui mencionados, estão diretamente relacionados ao alto teor de PNAs no farelo de soja (FS): pectina, celulose e hemicelulose. A pectina, celulose e hemicelulose são polímeros e oligômeros complexos que representam 22% do teor de PNAs do FS.

As atividades de múltiplas enzimas de Rovabio® são capazes de quebrar as paredes celulares dos vegetais, complexos de proteína-PNA e complexos de amido-PNA presentes no FS, como demonstrado na Figura 1 e em numerosos experimentos de desempenho e de digestibilidade em frangos. Um estudo recente em frangos de corte (2) foi realizado no CERN (Center of Expertise and Research in Nutrition), o centro de pesquisa da Adisseo. As aves receberam dietas à base de milho reformuladas com redução de energia, contendo 30,5% e 25,2 % de FS nas fases de crescimento e terminação, respectivamente.

Nesse experimento, a inclusão de Rovabio® melhorou o peso corporal em + 3,9% e a conversão alimentar em - 2,5%. Tais dados foram confirmados em estudo de digestibilidade em frangos alimentados com dietas à base de trigo e cevada, com inclusão de FS variando de 20 a 40%, com e sem Rovabio ®. Ao se determinar a melhoria da digestibilidade da energia por matéria-prima, os resultados demonstraram que energia metabolizável corrigida por nitrogênio do farelo de soja (FS) foi melhorada em 127 kcal/kg de MS com o uso de Rovabio ® (2.256 vs 2.129 kcal/kg de MS).

Os dados in vitro demonstram o porque dos resultados de melhora na energia metabolizável ileal (EMI) em galos cecectomizados. Médias de testes EMI (1) mostram que Rovabio ® aumenta a IME do FS em + 4,5% (2.992 vs 2.397 kcal/kg de MS sem adição de Rovabio) . “Além de sua ação já bem conhecida sobre cereais e farelos, Rovabio® possui comprovadamente uma complexidade ideal de enzimas de ações complementares necessárias para o rompimento das estruturas formadas por PNAs no farelo de soja. Essas atividades enzimáticas combinadas são cruciais para que as aves possam extrair e utilizar completamente o valor nutricional de uma dieta contendo farelos de soja”, conclui Aurélie Preynat, gerente de nutrição e enzimas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.