CI

Agricultores se arriscam comprando agroquímicos pela internet

Falta legislação específica para responsabilizar criminosos



Em busca de economizar nos custos de insumos, tem crescido em grande escala a compra de agroquímicos pela internet. No entanto, o que aparentemente é uma modernidade que pode reduzir custos pode se transformar em um sério problema.

Isso porque não há como comprovar a origem e confiabilidade dos produtos, visto que muitas empresas utilizam o anonimato para praticar diversos tipos de fraude. As irregularidades podem ocorrer desde a falta de um responsável técnico até a forma de entrega – por utilizar o correio, o que é proibido. 


“O comércio de agrotóxico pela internet cresceu muito e, pelo que nos temos acompanhado, o risco de que um produto adquirido pela internet seja fruto de falsificação ou roubo é muito maior. Em algumas situações, o comerciante é apenas atravessador. Ele não armazena e fica isento de comprovar a regularidade do armazém e do responsável técnico. A legislação permite isto. Eu gostaria que fosse proibido, mas não é”, afirma o diretor de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Adriano Riesemberg.


Especialistas apontam a necessidade de uma legislação específica, para que se possa responsabilizar os que utilizam o anonimato da internet para a prática criminosa e a sonegação fiscal.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.