CI

Agroceres Multimix destaca qualidade de matéria-prima para aves durante XV SBSA

Controle de matéria-prima é um dos pontos mais importantes da produção


Uso de adsorventes de micotoxinas foi defendido pela equipe técnica da empresa durante o XV Simpósio Brasil Sul de Avicultura, em Chapecó, SC

A qualidade das matérias-primas usadas na ração tem impacto direto da produtividade das aves no campo, defendeu o médico veterinário e gerente Regional da Agroceres Multimix, Flávio Ruiz, durante o XV Simpósio Brasil Sul de Avicultura, que aconteceu em Chapecó, Santa Catarina. O controle de matéria-prima é um dos pontos mais importantes da produção, pois ele pode fazer a diferença entre o lucro e o prejuízo para o produtor.

O especialista alerta para o risco de uma contaminação por micotoxinas, por exemplo. “A queda de produtividade das aves é uma das principais consequências no caso de incidência de micotoxinas. As aves param de se alimentar, resultando em uma queda de produção, levando até a morte dos animais em casos extremos”, disse o especialista.

Ele recomenda o uso de análises bromatológicas de matéria-prima, especialmente falando do milho, para avaliar o nível de umidade do grão. “A análise de laboratório é um procedimento rápido e fácil de fazer. Um nível seguro é de grãos com umidade abaixo de 12%. Acima disso, é recomendado que o produtor avalie a presença de micotoxinas ou inicie o uso de adsorventes”, destacou.

Micotoxinas
O zootecnista e gerente Nacional de Avicultura da Agroceres Multimix, Rogério Iuspa, destaca o elevado risco de micotoxinas em função da quebra de safra de milho ocorrida nas regiões sul e sudeste do país por causa da seca. Este quadro levou a procura pelo grão no Mato Grosso, que por sua vez teve excesso de chuva, levando a uma colheita do grão úmido, o que favorece a ocorrência de micotoxinas.  

Diante deste quadro, o especialista explica que é possível aproveitar o milho e a soja disponíveis, mesmo considerando os problemas decorrentes da alta umidade. Para viabilizar esta estratégia, existem os adsorventes de micotoxinas. “Com esta tecnologia, os problemas com micotoxinas são gerenciáveis. Outra vantagem do adsorvente é que ele contribui com fortalecimento do sistema imunológico das aves, o que é muito importante já que a ocorrência de micotoxinas reduz a imunidade das aves, deixando-as propensas a uma série de outras enfermidades”, afirmou.

O Evento
Atualização técnica da equipe e de clientes foram os principais objetivos da empresa em Chapecó. “Este é um dos mais importantes encontros técnicos do país. Aqui encontramos muitos fornecedores, clientes e informações de mercado atualizadas, por isso é tão importante participar”, pontua o executivo.

Ele destaca a preocupação da empresa em estar alinhada às necessidades e demandas de seus clientes. “Estamos sempre de olho nas mais recentes tecnologias e pesquisas para antecipar as necessidades dos produtores e desenvolver soluções de acordo com estas demandas, sempre passando por um rigoroso controle de matéria-prima”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.