CI

Agropecuária cresce 0,2 % no trimestre

A comparação do crescimento no acumulado de 2014, em relação a 2013, é de 1.20 %


A comparação do crescimento no acumulado de 2014, em relação a 2013, é de 1.20 %

O Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária cresce 0,20 %, enquanto o da indústria cai -1,50 % e serviços -0,50 %, em relação ao primeiro trimestre deste ano. Diferente dos demais aspectos da economia, a agropecuária não mostra redução no ritmo de crescimento, quando se compara as taxas do segundo trimestre de 2014 com as do primeiro.

No acumulado de 2014, em relação ao ano de 2013, a agropecuária cresce 1,20 %. Segundo análise da Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (AGE/Mapa) esta taxa é baixa porque é calculada em relação a 2013, quando o crescimento foi de 7,0% ao ano.

O IBGE atribui a estabilidade do crescimento da Agropecuária (0,0 %), em comparação a igual período do ano anterior, à produtividade e ao desempenho de algumas lavouras que têm safra relevante no trimestre.

São destacados a soja, com crescimento da produção anual de 6, 0%; arroz, 4,4 %; mandioca, 10,4 % e algodão, 25,4 %. Esses produtos têm também participação expressiva no valor da produção agropecuária. Por outro lado, o IBGE destaca que milho e café tiveram variação negativa na produção anual. As estimativas para a pecuária, silvicultura e extração vegetal também apontaram para um fraco desempenho no decorrer do segundo trimestre.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.