CI

Anvisa diz que errou na classificação do herbicida MegaBR, da Ourofino

Folha de SP revelou liberação de herbicida "altamente tóxico"



Alvo de polêmica ao ter sido aprovado pela Anvisa, o herbicida MegaBR (Ourofino) ganhou as manchetes do Jornal Folha de São Paulo nesta semana. De acordo com o periódico, o defensivo foi liberado mesmo sendo classificado como “altamente tóxico” (classe 2). Pelas regras brasileiras, isso não poderia ocorrer porque existem produtos menos nocivos à disposição no mercado.


No entanto, a Anvisa agora se manifesta publicamente reconhecendo que “errou” na avaliação do herbicida MegaBR : “Considerando que o teste de toxicidade inalatória não deve ser utilizado [...], o produto foi erroneamente classificado como de classe 2. Apesar do erro, a classificação toxicológica não implicou em risco sanitário”.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, esse teste de “toxicidade inalatória” não deveria ter sido realizado porque “não houve condições técnicas” para o procedimento. 

“A classificação correta é classe 3 [medianamente tóxico], sendo, portanto, de mesma toxicidade que outros produtos já registrados. Os estudos apresentados não produziram morte nos animais, pois a fragmentação de partículas em tamanho inalável não foi atingida em função das características físico-químicas da substância”, justificou o órgão em nota oficial..


A empresa Ourofino também se manifestou publicamente dizendo que respeita toda a regulação vigente: “A Ourofino Agrociência informa que cumpre e sempre cumpriu todos os requisitos exigidos pela legislação para comercialização de seus produtos. Em relação ao MegaBR, o produto foi analisado pelos órgãos reguladores de acordo com a legislação”. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.