CI

Argentina aproveita demanda crescente da China por sorgo

Em 2013/14, asiáticos importaram 3,4 milhões de toneladas



Após argentinos e chineses anunciarem um acordo fitossanitário, o país sulamericano deve exportar sorgo para os asiáticos já nesta safra, aproveitando a demanda crescente pelo grão. Segundo números do USDA, a China importou um volume de 84 mil toneladas de sorgo na temporada 2011/2012. Em 2013/2014, o número pulou para impressionantes 3,4 milhões, reporta o
AgroSouth News.

Antes do acordo argentino com a China, apenas Estados Unidos, Mianmar e Austrália podiam exportar sorgo para o gigante asiático. Enquanto isso, na Argentina, aparentemente alguns produtores já vislumbravam possibilidades de comércio do grão. A superfície subiu de 600 mil hectares para 1,2 milhão de hectares em cinco anos.

No entanto, segundo especialistas, alguns problemas devem ser vistos na próxima safra por conta da falta de tecnologias para o grão, falta de conhecimentos sobre o cultivo e falta de dinamismo do mercado. "O mercado de sorgo é fragmentado (na Argentina). Não há uma região de produtores, mas produtores ilhados com material insgnificante para exportar", disse Estebán Martínez, pesquisador do Departamento de Sorgo da Nidera.


O sorgo pode ser especialmente atrativo para os produtores argentinos porque não há a aplicação dos impostos de exportação (chamados de retenções). Essa também é uma das razões pelas quais alguns agricultores já apostam no cultivo. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.