CI

Argentina deve perder entre 4 mi t e 8 mi t de soja devido a inundações

Enchentes na Argentina reduziram a expectativa de produção de soja do país


As enchentes na Argentina reduziram a expectativa de produção de soja do país entre 4 milhões e 8 milhões de toneladas, mesmo com a produtividade maior que o esperado em áreas mais secas compensando algumas das perdas, disseram analistas agrícolas locais nesta quarta-feira. Os contratos futuros do farelo na bolsa de Chicago subiram 51 por cento desde o início de abril, tocando sua máxima desde novembro de 2014, com preocupações sobre as enchentes da Argentina se acumulando.

A Argentina é o maior exportador global de farelo e óleo de soja. As estimativas de safras agora variam entre 52 milhões de toneladas a 56,5 milhões de toneladas. Com a colheita desacelerada por chuvas recordes no norte do cinturão de soja, a bolsa de Buenos Aires reduziu sua estimativa de colheita para 56 milhões de toneladas, ante 60 milhões de toneladas. De qualquer maneira a produção será menos que os 60,8 milhões da temporada passada.

Produtividades maiores nas províncias de Buenos Aires e La Pampa, que não tiveram enchentes destruidoras, podem levar a bolsa a manter estável sua estimativa de 56 milhões de toneladas quando divulgar seu relatório semanal na quinta-feira. Mas o analista Pablo Adreani, da consultoria com sede em Buenos Aires AgriPAC, disse que as perdas com as enchentes ultrapassam muito os ganhos esperados nas áreas com melhor produtividade.

"Nós perdemos 8 milhões de toneladas de produção nas enchentes", disse Adreani. "As produtividades em Buenos Aires estão boas, mas não o suficiente para o desastre climático que tivemos nas províncias de Entre Rios, Córdoba e Santa Fé".

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.