CI

Campos avança para fortalecer a agricultura

O encontro é um desdobramento da ida do prefeito ao Rio de Janeiro, na segunda-feira (16), quando esteve reunido com o chefe da Casa Civil do Governo do Estado


Na última sexta-feira (20), o prefeito Rafael Diniz recebeu técnicos da Empresa de Assistência Técnica Extensão Rural (Emater-RJ) para apresentação do programa Patrulha Mecanizada que auxiliará o município no fortalecimento da agricultura. Serão fornecidas máquinas para recuperação e manutenção das estradas rurais facilitando o escoamento da produção agrícola.

O encontro é um desdobramento da ida do prefeito ao Rio de Janeiro, na segunda-feira (16), quando esteve reunido com o chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Christino Áureo, e a presidente da Emater, Stella Alves. 

— Um dos grandes problemas da agricultura em Campos foi o abandono total da pasta. A partir de agora, vamos diminuir a chamada royalties dependência desenvolvendo o município também pela agricultura. Vamos fortalecer o setor e atender a todos — enfatizou Diniz.

Segundo o supervisor da Emater-RJ, Sidney Resende,  o programa consiste na desobstrução e reconstrução de pontos críticos de vias vicinais, que ligam zonas rurais às rodovias.

— Não será facilitado apenas o escoamento de produção, mas também o ir e vir das pessoas que residem em localidades mais distantes e precisam se deslocar para o posto de saúde ou escola que não são tão próximos, e têm que passar por estradas que, em dia de chuva, ficam intransitáveis — explicou Resende.

O superintendente de Agricultura e Pecuária de Campos, Nildo Cardoso, explica que Campos receberá, através do programa, seis equipamentos: retroescavadeira, rolo, pá mecânica, patrol, trator, caminhão caçamba. Assim como os demais municípios, que aderiram ao Patrulha Mecanizada, Campos vai assumir os custos com manutenção e abastecimento dos equipamentos e ainda com operadores.

— Já estamos fazendo esse levantamento de custos. Campos é muito grande e temos muitas áreas com estradas em estado crítico, como Santo eduardo, Espírito Santinho, região do Imbé. Mas, esse é um momento positivo e foi aberta uma janela que antes não havia — disse Cardoso.

Participaram também da reunião representantes do legislativo; o coordenador do programa Patrulha Mecanizada, Antônio Pereira; e o engenheiro agrícola da Emater-RJ, Bruno César Macedo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.