CI

CDSV alerta para precocidade da ferrugem

Guaxa deve ser eliminada o quanto antes


Como destaca o coordenador da Comissão de Defesa Sanitária Vegetal do Ministério da Agricultura, em Mato Grosso (CDSV/Mapa), Wanderlei Dias Guerras, chuvas nesta época do ano, a cerca de 50 dias do início do plantio da nova safra de soja, aumentam a probabilidade de ocorrências de ferrugem asiática mais cedo nas lavouras. “Tenho percorrido o Estado e por onde passei tem muito mais plantas guaxas agora em relação aos anos anteriores”, alerta.


Como destaca, é importante reforçar a questão da existência das guaxas, pois choveu bastante em várias regiões do Estado. “Temos, em plena entressafra e também dentro do período do Vazio Sanitário, condições ideais para o desenvolvimento e a proliferação da doença fúngica sobre as guaxas com o tripé da fitopatologia formado: os esporos da ferrugem estão nas folhas baixeiras, vão tomar conta das guaxas com a unidade e temperatura ideais”. Como relata, ele teve informações de precipitações em Campo Novo dos Parecis, Nova Mutum, Rondonópolis, ou seja, sul, médio norte e oeste mato-grossenses. “Tem mais frente fria chegando vai chover mais. A situação pode ficar ainda mais critica para ferrugem na safra que ainda nem foi semeada”.


O cenário descrito pelo fiscal federal é semelhante ao que ele acompanhou em 2009, quando houve muita chuva na entressafra e muita ferrugem na safra. Diante disso, a guaxa deve ser eliminada o quanto antes”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.