CI

Cientistas criam 1º cromossomo totalmente sintético

Fungo unicelular é utilizado na fabricação de etanol, pão e cerveja



O centro médico Langone, da Universidade de Nova York, desenvolveu o primeiro cromossomo totalmente fabricado em laboratório. A cópia artificial do cromossomo da levedura Saccharomyces cerevisiae (fungo unicelular) é utilizado na fabricação de etanol, pão e cerveja.


Os cientistas pretendem modificar geneticamente as leveduras para fazer muito mais do que fermentar massas ou secretar álcool. Microrganismos transgênicos já são usados na indústria para produção de insulina e drogas antimaláricas, exemplifica o Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB).

Entretanto, pesquisadores acreditam que é possível usá-las para produzir substâncias ainda mais complexas. “Nossa meta é sintetizar os 16 cromossomos da levedura nos próximos quatro anos”, afirma o líder da pesquisa, Jef Boeke. Ele trabalha em parceria com cientistas europeus há sete anos.


A descoberta pode viabilizar a reconstrução de genomas inteiros de organismos complexos, como o dos animais. “A divisão fundamental entre seres vivos é a que existe entre procariotas (bactérias e arqueas) e eucariotas (todos os demais, incluindo os humanos). A produção de um cromossomo sintético é especialmente importante porque, evolutivamente, as leveduras estão do mesmo lado que o homem. A Saccharomyces cerevisiae tem aproximadamente 6 mil genes, dos quais, um terço é compartilhado com os seres humanos”, diz o CIB.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.