CI

CMAA completa primeiro ciclo de queima de sorgo biomassa para produção de bioenergia

Nexsteppe e CMAA concluem o primeiro ciclo de queima de sorgo biomassa


Nexsteppe e CMAA concluem o primeiro ciclo de queima de sorgo biomassa Palo Alto para geração de energia na usina
 
A Nexsteppe, empresa dedicada ao melhoramento genético pioneiro de sementes de sorgo e desenvolvimento de matérias-primas sustentáveis para as indústrias de bioenergia, biocombustíveis e bioprodutos, e a CMAA – Companhia Mineira de Açúcar e Álcool concluíram com sucesso o primeiro ciclo de queima de sorgo biomassa Palo Alto para geração de energia na usina do grupo. As cerca de 1600 toneladas de Palo Alto foram colhidas no mês de maio com uma umidade média de 49,5% de umidade.
 
Característica exclusiva do sorgo biomassa Nexsteppe, este nível de umidade foi alcançado com a planta em campo, sem o uso de glifosato ou outros herbicidas para dessecação. “Como o material estava bem seco, ele foi imediatamente queimado em nossas caldeiras assim que chegou na usina”, diz o coordenador de desenvolvimento agronômico, Robson Thiago Xavier, líder do projeto de biomassa no grupo CMAA.

A energia gerada será vendida tanto por contrato quanto no mercado livre e, segundo Xavier, o reduzido ciclo do Palo Alto é uma de suas principais vantagens. “Hoje eu queimo 200 toneladas por hora de bagaço na minha indústria e é importante ter uma matéria-prima complementar sempre à disposição”, diz. Ainda de acordo com o coordenador, o que rege a escolha da biomassa são os custos. No caso do Palo Alto, ele é plantado e colhido dentro da usina com o propósito único de gerar energia, assim a empresa fica menos susceptível às variações de preço das outras matérias-primas no mercado. “É possível até estocar bagaço enquanto queimamos o Palo Alto, assim, mesmo se o preço da energia no mercado livre baixar, a geração ainda compensa, pois não terei altos custos com o material que vou queimar”, diz Xavier.
 
“Essa é a vantagem do conceito de biomassa dedicada do sorgo biomassa Palo Alto: sei quanto vou plantar, quando vou colher e quanto vou gerar”, explica o diretor de agronomia da Nexsteppe, Edson Corbo. Para gerar 1 MW de energia são necessários cerca de 2,2 toneladas de bagaço de cana-de-açúcar. Como o poder calorífico do sorgo Palo Alto com 50% de umidade é muito próximo ao do resíduo da cana utiliza-se o mesmo cálculo. “Este é mais um caso de sucesso de geração de bioenergia por meio do nosso híbrido. A CMAA é um grande parceiro que está revolucionando o mercado de energia e colaborando por uma matriz energética mais sustentável no Brasil”, diz Corbo.
 
Devido à larga extensão da área plantada com produto Nexsteppe, a CMAA continuará a colheita e queima do material pelo mês de junho.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.