CI

Começa o plantio de soja na região da Cocamar

O plantio na região da Cocamar deve se intensificar a partir de outubro


Conforme estava previsto, produtores da região de Maringá só esperavam pelo fim do “vazio sanitário” da soja – de 15 de junho a 15 de setembro – para começar o plantio da oleaginosa. Liberados da proibição e favorecidos pela chuva da última semana, alguns deles, no município de Floresta, não quiseram perder tempo e colocaram suas plantadeiras em campo já na terça-feira (16/09).
 
Entre os primeiros está o cooperado Flávio Kobata, que vai cultivar 73 alqueires. Embora os técnicos recomendem deixar o plantio mais para o final do mês, a antecipação é um hábito no município e nas imediações, onde os agricultores colhem mais cedo e, na sequência, plantam a cultura de inverno.
 
Kobata, que já foi campeão regional de produtividade de soja, investiu em tecnologia para obter bons resultados, confiante também de que o clima, este ano, vai favorecer os agricultores. Suas sementes receberam tratamento contra insetos e fungos e ele caprichou na adubação.  
 
Na última safra de soja (2013/14), a média do produtor foi prejudicada pelo clima seco, ficando em 115 sacas. Mas no inverno, fez uma boa colheita de milho, obtendo 318 sacas por alqueire. Kobata sabe muito bem onde quer chegar: nos próximos anos, sempre fazendo a sua parte e contando com a ajuda de São Pedro, ele projeta continuar evoluindo e chegar a uma média de 200 sacas de soja e 400 de milho.  
 
 O plantio na região da Cocamar deve se intensificar a partir de outubro.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.