CI

Conferência Anual da RTRS promove diálogo sobre a produção e o comércio de soja sustentável

Encontro será nos dias 1 e 2 de junho em Brasília-DF


Associação Internacional de Soja Responsável reúne produtores, representantes da indústria e da sociedade civil nos dias 1 e 2 de junho em Brasília-DF
                    
A união de forças para um futuro sustentável: esse é o tema da 11ª Conferência Anual da Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS). O objetivo do evento é ampliar o debate sobre o futuro da produção, comercialização e cadeia de fornecimento de soja sustentável, indo além da certificação para abraçar a ideia de uma plataforma de diálogo entre os diferentes grupos de interesse. A participação de produtores, representantes da indústria, autoridades e sociedade civil proporcionará espaços para que cada um tenha a chance de compartilhar seus desafios e soluções.

De acordo com o presidente da RTRS, Olaf Brugman, a associação está com grandes expectativas para a realização de mais uma conferência. “Em 2015, o Brasil obteve 432,2 mil hectares certificados, o que representou 1,4 milhão de toneladas de soja; são 73 fazendas certificadas e muitas estão com auditorias credenciadas. Globalmente, para o mesmo ano, foram registrados mais 700 mil hectares certificados e mais de 2,3 milhões de toneladas certificadas e vendidas. Os resultados são extremamente positivos e acreditamos que devemos potencializá-los. Neste sentido, acredito que esse evento vai contribuir e consolidar a posição da RTRS”, comenta.

A RT11 convocará e reunirá as partes interessadas em um espaço de diálogo com o objetivo principal de mobilizar conversas mais aprofundadas sobre a produção e o comércio da soja no contexto mais amplo da sustentabilidade, como subsídio para um debate que vai além da certificação. “Nosso intuito com o evento é promover um intercâmbio de conhecimentos, experiências e visões entre os participantes para garantir a inovação na cadeia de valor da soja e, dessa forma, garantir sua sustentabilidade econômica em longo prazo”, ressalta.

Programação

A conferência ocorrerá nos dias 1 e 2 de junho no hotel Royal Tulip, em Brasília-DF. No primeiro dia, serão abordados conceitos jurisdicionais e o futuro das políticas públicas, planejamento da paisagem e inteligência, questões ambientais, cadeia de fornecimento de soja responsável e suprimentos, tecnologia e inovação no campo. Já no segundo dia, os temas inclusão, escravidão moderna, exclusividade e uso e direitos às terras serão debatidos pelos participantes.

A abertura do evento será realizada pelo presidente da RTRS, Olaf Brugman, e pelo ex-ministro da Agricultura e atual Coordenador do Centro de Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas, Roberto Rodrigues, que irão debater sobre o futuro da soja responsável e como a colaboração de todas as partes pode ajudar o processo. A dinâmica do encontro visa priorizar a discussão e a participação dos convidados em todas as plenárias.

No primeiro painel e sessão do dia 1 de junho, os palestrantes Terence Baines da Unilever, Darcy Getulio do Clube Amigos da Terra, entre outros convidados, se dividirão em salas e cada um será responsável por discutir um tema com líderes de organizações internacionais (Bayer, Marks and Spencer - M&S, The Nature Conservancy - TNC, The Sustainable Trade Initiative - IDH, Unilever, World Wildlife Fund - WWF, entre outras) e representantes de entidades brasileiras (Agroicone, Agrosatélite, Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento - LAPIG, SLC Agrícola, Usina Iracema, entre outras).

Para a segunda sessão, os participantes serão divididos por região e áreas comerciais de interesse e, cada grupo, representando diferentes perspectivas das partes interessadas, discutirão os fatores que estão impulsionando a agenda sustentável de soja e as necessidades dentro de cada grupo para fazer com que essa agenda avance. Os grupos de discussão são “Possibilidades de negociação: Europa - América do Sul”; “Oportunidades de negociação: Ásia - América do Sul”; “Mercados produtores: Argentina - Bolívia - Brasil – Paraguai” e “Mercados de produtores e oportunidades comerciais: América do Norte”. No final do dia, todos os participantes se reunirão para receber um feedback e a consolidação dos resultados das discussões em sessão e nos plenários paralelos.

Em 2 de junho, a primeira palestra abordará como as cadeias de fornecimento de soja podem promover inclusão social e desenvolvimento equitativo. Os palestrantes responsáveis serão, entre outros, Marco Pavarino da MDA e Ashis Mondal da Action For Social Advancement (ASA). Em um segundo momento, será abordado o futuro da soja sustentável e traçado um caminho do que pode ser realizado em relação às próximas ações. Na conclusão da conferência, será realizado um resumo das lições aprendidas e a determinação de próximos passos.
 
Serviço:

11ª Conferência anual da RTRS - A união de forças para um futuro sustentável
Data: 1 e 2 de junho de 2016
Localização: Hotel Royal Tulip, Brasília-DF
Haverá tradução simultânea para o Inglês, Português e Espanhol
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.