CI

Desafio 2050: conheça a programação para o VI Fórum Agricultura e Alimentos

A novidade da edição é o papel da Agricultura Familiar


No próximo dia 14 de outubro, FAO-ONU, EMBRAPA, ANDEF e ABAG realizam, em São Paulo, o VI Fórum Inovação: Agricultura e Alimentos para o Futuro Sustentável.

Divulgada nesta terça-feira (30), a programação do evento contempla, pelo segundo ano consecutivo, os debates em torno do projeto Desafio 2050: unidos para alimentar o planeta, lançado em 2013 e que busca refletir sobre os caminhos que diferentes segmentos da sociedade precisam percorrer para atender a demanda mundial de alimentos, em um planeta com 9,3 bilhões de pessoas. Para esta edição, a novidade é a reflexão sobre o papel da Agricultura Familiar neste desafio, em alusão ao Ano Internacional da Agricultura Familiar, estabelecido pela própria ONU.

Abrindo os trabalhos, o representante da FAO-ONU no Brasil, Alan Bojanic, fará um panorama mundial da fome e apontará o papel da Agricultura Familiar. Na sequência, o presidente da Embrapa, Maurício Lopes, desenhará o cenário do futuro dos alimentos, apresentando o caminho das novas tecnologias que revolucionarão a produção global de comida. Também estão na programação o Embaixador Marcos Azambuja, a citricultora Cecília Falavigna; a representante para o Brasil do Projeto Millenium da WFUNA-ONU, Rosa Alegria; e o coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação da Unicamp, Walter Belik.

Outro destaque do evento, será o anúncio de mais dez heróis da Revolução Verde brasileira que serão homenageados pela contribuição na transformação da agropecuária brasileira em uma referência mundial de sustentabilidade e produtividade e no preparo do alicerce para o crescimento econômico nacional.

O Fórum Inovação, Agricultura e Alimentos é realizado desde 2009 e faz parte da agenda oficial, no Brasil, da Semana Mundial da Alimentação concebida, todos os anos, pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), em torno do Dia Mundial da Alimentação, celebrada em 16 de outubro em todo o planeta. Para mais informações acesse www.forumagriculturaealimentos.org.br . Veja abaixo a programação completa.

VI Fórum Inovação, Agricultura e Alimentos para um Futuro Sustentável - Desafio 2050

8h30 - Credenciamento
9h - Abertura
9h20 - ´Panorama mundial da fome e a contribuição da Agricultura Familiar´, por Alan Bojanic, representante da FAO-ONU para o Brasil
9h40 - ´O futuro dos alimentos´, por Maurício Lopes (presidente da Embrapa)
10h - ´Produção, natureza e sociedade: o equilíbrio em busca de segurança alimentar´, por Walter Belik, coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação - Unicamp
10h20 - Homenagens: Os Heróis da Revolução Verde
11h10 - ´Pensar o futuro: a oferta de recursos para uma superpopulação´, por Rosa Alegria, representante para o Brasil do Projeto Millenium da WFUNA-ONU
11h30 - ´Gastronomia brasileira: qualidade para alcançar o mundo´, palestrante a confirmar
11h50 - ´A projeção internacional do Brasil no desafio de combater a fome´, por Emb. Marcos Azambuja, ex-secretário geral do Itamaraty e coordenador da Rio92
12h10 - Espaço Alimento em Movimento

Serviço:
Dia 14 de outubro de 2014
Das 8h30 às 12h30
Museu Brasileiro da Escultura (MuBE) - São Paulo/SP
Av. Europa, 218 - Jardins

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.