CI

Desenvolvimento do agronegócio depende de maior integração entre Estado e setor privado

2º Fórum de Agricultura da América do Sul


ONU e Unicamp defendem atuação conjunta do Estado e do setor privado na definição de políticas públicas durante o 2º Fórum de Agricultura da América do Sul

O papel dos setores público e privado e a integração entre eles para o desenvolvimento do agronegócio nos países em desenvolvimento foram o foco dos debates durante o primeiro dia do 2º Fórum de Agricultura da América do Sul (Agricultural Outlook Forum South America). O evento teve início na quinta-feira (27/11), e segue até sexta-feira (28/11) discutindo o agronegócio internacional a partir da realidade sul-americana.

Durante a conferência “O papel do Estado no desenvolvimento do agronegócio”, a oficial de Assuntos Econômicos da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal), da Organização das Nações Unidas (ONU), Mônica Rodrigues, enfatizou que é tendência no Cone Sul a integração do setor público, do privado e do produtor na definição de políticas públicas. “No caso do Peru, por exemplo, há um grupo da iniciativa privada que busca desenvolver o mercado gastronômico local, com foco no turismo, através de projetos que incentivam a alimentação saudável, em parceria com pequenos agricultores”, exemplifica.

Também participou da conferência o professor do Instituto de Economia da Universidade de Campinas (Unicamp), Antônio Marcio Buainain, que defendeu que o desenvolvimento do agronegócio depende da atuação direta do governo. “Não funciona se não tivermos uma infraestrutura adequada e uma política macroeconômica favorável ao setor. O estado precisa também atuar no front internacional, abrindo mercados, e aplicando as regulamentações adequadas”. A conferência foi mediada pela representante do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Carmem Rodrigues Truite.

Painéis

O tema também pautou o painel “Carnes e Lácteos – O mercado da sanidade e da segurança alimentar”. Participaram do painel o consultor da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Antônio Poloni, o diretor executivo da Cooperativa Frimesa, Elias Zydek, o coordenador da Aliança Láctea Sul-brasileira, Ronei Volpi, e o diretor de pesquisa de mercado do Instituto da Rússia para Estudos do Mercado Agrícola (Ikar), Dmitry Rylko.

Os representantes da cadeia produtiva destacaram como desafios para a América do Sul melhorias na regulação do mercado, mais investimentos técnicos e o fortalecimento das alianças público-privadas e da representatividade internacional para a superação de barreiras sanitárias. “Não temos que vender apenas produtos, mas sim segurança alimentar, para que o mercado exterior compre mais. Hoje a qualidade é mais importante que a quantidade, e precisamos respeitar mercados internos como se fossem os externos também”, disse Poloni.

A atuação conjunta de países emergentes em blocos foi abordada como prioridade pela superintendente adjunta de Relações Internacionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) Alinne Bethania Oliveira, no painel “Comércio Internacional – Acordos bilaterais ou negociações de bloco?”. A necessidade de infraestrutura para integração de mercado entre países vizinhos também foi citada pelo professor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Lucas Kerr de Oliveira. “O uso de hidrovias pode tornar o Brasil e seus vizinhos muito mais competitivos, sem a necessidade de grandes investimentos”, sugeriu. O superintendente adjunto da Ocepar, Nelson Costa, também compôs o painel, moderado pelo gerente do Núcleo Agronegócio da Gazeta do Povo, Giovani Ferreira.

Na sexta-feira (28/11), a programação segue com os painéis “Soja e Milho – Oferta supera demanda e redesenha mercado de grãos”, “O Futuro da Bioeconomia – Biotecnologia e bioenergia a serviço do campo e da cidade” e a conferência “Os desafios da América do Sul rural”. O evento termina com um almoço de encerramento, com o lançamento do 3º Fórum de Agricultura da América do Sul – Outlook Fórum 2015 e a apresentação do projeto “Agricultura Familiar: uma viagem ao Brasil que produz”.

Evento

2º Fórum de Agricultura da América do Sul

Data: 27 e 28 de novembro de 2014

Local: Hotel Bourbon Cataratas Convention e Spa Resort

Rodovia das Cataratas, KM 2,5, Foz do Iguaçu-PR

Inscrições e mais informações: www.agrooutlook.com

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.