CI

Dia de campo discute boas práticas para cultivo do mamão no Acre

Dia de Campo ocorreu no Acre


Durante a quarta-feira 24, agrônomos da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (Seap) participaram de um dia de campo, no qual foram debatidas técnicas de produção para o cultivo do mamão no Acre. O local escolhido não podia ser melhor. A propriedade, localizada a 17 quilômetros de Senador Guiomard, possui um plantio de três mil pés da fruta em cerca de dois hectares.

Por semana, os proprietários da área estão colhendo e entregando a uma rede de supermercados de Rio Branco mais de 500 quilos de mamão.

Durante o dia de campo, especialistas da Embrapa orientaram os profissionais responsáveis pela assistência técnica os passos necessários para produzir o fruto e aumentar a produtividade e a qualidade do mamão.

São orientações que vão desde a produção de mudas, melhor forma de irrigação, espaçamento entre as plantas, adubação correta e eliminação de pragas oriundas de outras culturas produtivas.

Romeu de Andrade Neto, pesquisador da Embrapa, lembra que o Acre oferece todas as condições climáticas para a produção do mamão, além de uma grande demanda de mercado.

“Ainda não temos tradição na cultura do mamão, embora a região tenha um grande potencial de produção. Temos a faca e o queijo na mão, já que há demanda e clima favoráveis. O que precisamos agora é adotar tecnologias indispensáveis à produção de mamão”, declarou Andrade Neto.

Quem comemorou muito a realização do dia de campo foi o agricultor Haroldo de Oliveira, um dos sócios do plantio de mamão. O negócio tem dado tão certo que a ideia agora é chegar a cinco hectares de cultivo da fruta.

Análise identifica necessidade de reposição de nutrientes no solo

Outra ação importante da assistência técnica prestada pela Seap é a análise de solo, que fornece um diagnóstico pelo qual são identificadas as necessidades de nutrientes para o desenvolvimento das plantas, resolvidas por meio de adubação e correção da acidez do solo.

Agrônomos da Seap fizeram a coleta de material, que vai ser enviado a um laboratório para que seja feita a análise do solo da propriedade.

“Esta é uma etapa muito importante. Com essa análise, orientamos o produtor como melhorar a fertilidade do solo e, consequentemente, aumentar a produtividade”, explica a agrônoma Michelma Lima.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.