CI

Enfoque técnico, político e econômico na programação do II Seminário A Voz do Campo

Um dos destaques do evento é a presença do representante do governo norte americano, do USDA


Um dos destaques do evento é a presença do representante do governo norte americano, do USDA

Foi divulgada a programação completa com horários e mediadores do II Seminário A Voz do Campo. O evento que vai acontecer de 10 a 12 de agosto em Gramado, no Hotel Wish Serrano, este ano tem como assunto central a sucessão familiar. O Seminário começa no dia 10 de agosto, a partir das 14h, e terminará no dia 12 de agosto as 12h. Serão três dias de palestras, informações técnicas, feiras, debates, relacionamento e projeções de mercado.

O II Seminário A Voz do Campo começará às 13h30min com a palestra do diretor técnico da CCGL TEC – Cooperativa Central Gaúcha de Leite, José Ruedell, com o tema “30 anos do Plantio Direto”. Após, às 14h, acontecerá o painel “Biotecnologia e Germoplasma”, com representantes das empresas Bayer, Nidera, Monsanto e Donmario.

O painel que leva o título tema do evento será às 16h do dia 10 de agosto, com o engenheiro agrônomo Cilotér Irribarém, da empresa Safras e Cifras, “Sucessão nas empresas rurais: desafios e soluções para a segunda geração”. Irribarém comenta “É fundamental que ocorra preparação para a segunda geração trabalhar em sociedade”. Ciloter vai além, “muitas empresas terminam na segunda geração porque a sociedade não se escolheu livremente, quando tratamos de sucessão familiar em empresas rurais, a situação é bem mais complexa, pois o maior valor do patrimônio é a terra. Esse patrimônio é muito difícil de dividir entre os herdeiros, devido a suas peculiaridades de estrutura de produção”.
 
Política do agro em debate

Ainda no mesmo dia, 10 de agosto, os painéis com os temas políticos serão a partir das 17h. O Ministro do Tribunal de Contas da União, José Augusto Ribeiro Nardes, falará sobre “Governança pública”, tema que o ministro possui um livro. E o senador Ronaldo Caiado, falará sobre o “O momento atual do agro na política brasileira”, às 17h30min. Já às 18h será feita a abertura oficial do evento com a participação de autoridades nacionais, estaduais e regionais.

Debates técnicos

Na terça-feira, dia 11 de agosto o evento terá palestras técnicas, começando, às 8h, com o tema: “A tecnologia da informação a serviço da agricultura”, com José Henrique Debastiani Andreis, da PBA Software. As 8h30min o painel “O Agronegócio do futuro” com Paulo Carvalho, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Consultor da FAO, Davi Teixeira do Serviço de Inteligência em Agronegócios – SIA. Em seguida acontecerá a plenária “Como podemos sair lucrando com as novas exigências globais?” com Luciano Sperotto Terra, presidente da Associação Brasileira de Hereford e Braford e Ivo Melo do Instituto Riograndense do Arroz – Irga.

As 10h20min, o produtor e economista Paulo Nicola falará sobre o seu livro “A Lógica da Economia Rural”, todo o valor das vendas do livro é revertido para a instituição Lar de Meninos e Meninas de Santiago (RS). Logo após serão abordados os temas doenças de plantas, apresentação do projeto soja 6000, o desafio de plantar soja na várzea, manejo para altas produtividades e fertilidade do solo. As 18h o médico oncologista e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS-RS), Gilberto Schwartsmann.

Representante do governo americano

No dia 12 de agosto os trabalhos começarão como secretário de agricultura do Estado do Rio Grande do Sul, Ernani Polo, que irá apresentar os projetos de solos e água. Um dos painéis mais esperados é com o representante do USDA – United States Department of Agriculture no II Seminário A Voz do Campo, Mr. Nicolas Rubio, no dia 12 de agosto às 8h30min.

O USDA está representado no Brasil através de três escritórios, dois em Brasília – na Embaixada Americana, e um em São Paulo.  Mr. Nicolas é formado em economia pela Universidade da Flórida, e está locado em Brasília, está focado no mercado de soja e algodão e também em políticas de biotecnologia e participará do painel sobre mercado, junto com Antonio Sartori, da Brasoja Agro Corretora, Tiago Piccinin, vice-presidente da Nidera para América Latina, Alexandre Barbosa, superintendente do banco Sicredi e Marcelo Portugal, professor e economista.

“É uma satisfação e um grande desafio organizar o II Seminário A Voz do Campo, pois temos como compromisso levar além de informação, conhecimento ao produtor rural. Sabemos que hoje em dia a sucessão familiar nas propriedades é uma constante, e trazendo a família do agro para este evento geraremos valor e transmitiremos este conhecimento que tanto prezamos para todos”, comemora o coordenador geral do evento, Marcelo Brum.

Serviço:
II Seminário A Voz do Campo
Data: 10 a 12 de agosto de 2015
Local: Wish Serrano Resort & Convention‎, Gramado-RS

Valores:
31/7 – R$ 300,00 (individual)
10/8 – 350,00 (individual)

Em caso de acompanhante, acréscimo de R$ 100,00 no valor da inscrição.

Informações: www.avozdocampo.com.br/seminario
 
Sobre A Voz do Campo

O programa A Voz do Campo surgiu da necessidade de transmitir informação para o produtor de forma diferenciada. O radialista Marcelo Brum, com o apoio de Alcides Menghini, produtor rural, deram início a um projeto de comunicação rural diferente. Em pouco tempo, muitos outros produtores e comunicadores se uniram em torno deste projeto que este ano completa 7 anos.

Atualmente A Voz do Campo vai ao ar todos os sábados, das 8h às 10h da manhã, em mais de vinte rádios do interior do Rio Grande do Sul, alcançando um público de mais de três milhões de ouvintes.
Mais informações: www.avozdocampo.com.br.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.