CI

ES: Grande público e volume de negócios fecham a Semana da Agricultura com saldo positivo

Cerca de 40 mil pessoas visitaram o evento



A oitava edição da Semana da Agricultura – realizada no último fim de semana, em Anchieta – sagrou-se um dos maiores e mais completos eventos realizados no município. Com programação diversificada, com muitas atrações para públicos de diferentes idades, a feira foi um espaço para o lazer, o encontro e a realização de muitos negócios.

De acordo com os cálculos da Guarda Municipal de Anchieta, cerca de 40 mil pessoas curtiram os três dias do evento, superando a expectativa dos organizadores. Já o volume de negócios realizados e prospectados durante a feira chegou à casa de R$ 1,5 milhão, gerando inúmeras oportunidades para os agricultores familiares, pequenos produtores, restaurantes, veículos e demais segmentos que comercializaram produtos e serviços durante a Semana da Agricultura.

Para o prefeito de Anchieta, Marcus Vinícius Doelinger Assad, o evento foi encerrado com saldo positivo. “Acredito que o objetivo maior da Semana da Agricultura foi alcançado, pois o público que visitou o evento pode perceber a força e a importância dos agricultores familiares e dos pequenos produtores para o município de Anchieta, a região Sul e todo o Espírito Santo”, ressaltou.

A diversidade e a riqueza cultural marcaram a Semana da Agricultura. Quatorze das 27 comunidades rurais de Anchieta participaram da festa. Entre os municípios visitantes, Itapemirim, Presidente Kennedy, Guarapari e Santa Maria de Jetibá estiveram presentes para apresentar aos visitantes sua cultura e atrativos turísticos. De temperos a flores, passando por cachaças, sorvetes e artesanato, os produtos da agroindústria familiar encantaram o público que prestigiou o evento.

Nos 35 mil metros quadrados em que a feira foi montada, muitos atrativos integraram a programação do evento. Na minifazenda, por exemplo, pôneis, coelhos, minivacas e outros pequenos animais e até uma cobra atraíram a atenção da garotada. Na exposição de animais, além de vacas, carneiros e cabritos de diferentes raças, o destaque foi o touro Espanhol do Cachoeiro, que com 1350 kg é o bovino mais pesado do Espírito Santo.

Durante o evento, os visitantes também puderam adotar cães, participar de palestras e minicursos gratuitos, visitar os estandes comerciais e institucionais, além de curtir um show de manobras radicais com motos de 250 até 1000 cilindradas, apresentações culturais de capoeira, maculelê, grupos musicais, feira de artesanato e comidas típicas da região, entre outras atividades.

A Semana da Agricultura foi encerrada no último domingo (14), com a missa campal pela manhã e o show de Cristian e Cristiano à noite – atração que agitou o palco principal do evento.

Realizado pela Prefeitura Municipal de Anchieta, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento; o evento contou com apoio da Secretaria de Agricultura do Governo do Estado do Espírito Santo, Idaf, Incaper, Mepes, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Anchieta e Piúma, Fetaes, Faes/Senar e Sindicato Rural de Anchieta. 
 

Assinatura de Convênio
Durante as festividades da VIII Semana da Agricultura Familiar de Anchieta o produtor rural ganhou mais um benefício. É que a Prefeitura anchietense, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Anchieta e Piúma (STRAP) assinou um Convênio de Cooperação Técnica Financeira, onde o sindicato receberá R$60 mil, para garantir a continuidade do Projeto de Sustentabilidade do Espaço Rural (SER), que fomentará e fortalecerá a agricultura familiar e implantação de ações de desenvolvimento rural sustentável.

Momento cívico e prestação de serviços também fizeram parte da festa
As atividades da Semana da Agricultura Familiar de 2014 foram além do tema proposto. Durante o evento, o Prefeito Municipal Marcus Assad realizou a “Troca de Farda” da Guarda Civil Municipal. O momento marcou o Dia da Guarda Municipal de Anchieta, com a entrega do antigo uniforme ao Prefeito e o início de uso da nova indumentária dos agentes, que passam a utilizar a cor azul em sua roupa de trabalho, seguindo o padrão nacional.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.