CI

Especial China: Bloqueios de transgênicos são manobras econômicas

Série especial - e exclusiva no Brasil - sobre gigante asiático



O analista de Taipei (Taiwan) Loren Puette revela o que muitos observadores já suspeitavam: os bloqueios de cargas de milho transgênicos na China são, na realidade, manobras puramente econômicas – nada tendo a ver com questões de segurança biológica ou preferência. De acordo com Puette, ex-funcionário de uma terceirizada da agência americana para ajuda externa (USAID), a medida é tomada para proteger produtores locais.


A partir desta segunda-feira (27.07), o Portal Agrolink publica uma série especial com informações exclusivas no Brasil sobre o gigante asiático. O jornalista Luís Henrique Vieira, autor do Blog AgroSouth News e correspondente do Portal Agriculture, esteve na China no mês passado e relata fatos relevantes, curiosos e inéditos que podem revelar tendências importantes para a agricultura nos próximos meses.

“Ninguém poderá provar 100% que foi só essa a razão [do bloqueio do milho geneticamente modificado, bem como do sorgo], mas as importações são impedidas por uma razão econômica, geralmente quando os estoques locais estão altos.” De acordo com Puette, “eles estariam violando as regras da OMC”.


A maioria dos analistas concorda que o milho transgênico é uma preocupação – e deve continuar a ser bloqueado.

Continue lendo: Especial China: Reservas de milho serão vendidas em breve
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.