CI

Expoagro: Emater/RS-Ascar apresenta vantagens do armazenamento de grãos na propriedade

Expoagro Afubra 2015


Obter um grão de boa qualidade, agregando valor ao produto, é uma das vantagens expostas pela Emater/RS-Ascar na parcela temática que trata da armazenagem e secagem de grãos com ar, no Parque da Afubra, em Rio Pardo. No local, foi construído um silo em alvenaria, com capacidade para 150 sacas, que serve para orientar os produtores que procuram informações com os técnicos da Emater/RS-Ascar.

?Estamos demonstrando como o produtor pode armazenar o grão na propriedade, com qualidade, para consumo da família e venda futura?, diz o técnico da Emater/RS-Ascar José Barbosa dos Santos, ao explicar os objetivos da parcela temática. Conforme Santos, a construção do silo é bastante simples, prática e de baixo custo, sendo necessários cerca de R$ 7,5 mil de investimento para erguer uma estrutura com capacidade para 400 sacas, não incluindo neste valor a mão de obra. 

Santos explica que os tijolos da estrutura do silo são assentados com uma cola e não com cimento, o que diminui o tempo de construção. Além disso, não é preciso colocar vigas de sustentação em silos com capacidade para até três mil sacas de milho, que atendem as necessidades de agricultores familiares. ?Ao armazenar o grão na propriedade, o agricultor economiza com transporte, pode aguardar pelo melhor momento para comercializar e obtém um grão valorizado pelos moinhos, por produzir uma farinha de melhor qualidade?, observa o técnico da Emater.

O modelo de silo exposto pela Emater/RS-Ascar na Expoagro Afubra, que pode ser conferido até amanhã (26/03), em Rio Pardo, é dotado de um equipamento que controla automaticamente o processo de secagem dos grãos, conforme as temperaturas interna e externa, além do nível de umidade do ar. O aparelho, que custa em torno de R$ 2,7 mil, facilita a vida do agricultor. ?Os motores que injetam o ar quente dentro do silo são acionados automaticamente, e o produtor pode se dedicar a outras atividades?, destaca Santos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.