CI

Expointer 2015: Feira da Agricultura Familiar recebe expositores nesta sexta

Pavilhão recebe 239 empreendimentos participantes


O Pavilhão da Agricultura Familiar recebe, nesta sexta-feira (28), os 239 empreendimentos participantes desta 17ª edição da feira na Expointer, no Parque Assis Brasil, em Esteio. O secretário de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo (SDR), Tarcisio Minetto, e o diretor de Agricultura Familiar e Agroindústria da SDR, Dionatan Tavares, percorreram os espaços no final da tarde dessa quinta-feira (27) para conferir os últimos preparativos.

Uma das grandes atrações da Expointer, a Feira da Agricultura Familiar apresenta a diversidade de produtos de agroindústrias familiares, produtores de flores e plantas e artesanato, além de cozinhas. A comissão organizadora da feira homologou a participação de 178 agroindústrias, cinco expositores de plantas e flores e 49 de artesanatos, além de sete cozinhas, totalizando 239 empreendimentos da agricultura familiar.

Concursos
Para valorizar e dar mais visibilidade aos agricultores, seus produtos e histórias, a SDR organizou concursos para a Expointer. Os expositores podem concorrer no 4º Concurso de Produtos da Agroindústria Familiar, que avalia oito categorias de produtos: queijo tipo colonial, salame, mel, suco de uva integral/natural, vinho tinto de mesa seco, vinho tinto fino seco, cachaça prata e cachaça envelhecida. “As metas do evento são estimular a produção da agroindústria familiar com qualidade, divulgar e valorizar os produtos característicos da Região Sul”, diz Tavares.

Estão aptos a participar produtores inclusos no Programa Estadual da Agroindústria Familiar (Peaf). As inscrições devem ser feitas no domingo (30), das 10 às 18h, no espaço institucional da SDR na Feira da Agricultura Familiar. Na categoria mel, as inscrições foram recebidas até o últimi dia 21, e a votação ocorre de sábado (29) a  terçao-feira (1º), na Expointer.

Este ano, como novidade, será premiado o melhor case com 'A história da Agroindústria Familiar'. O objetivo é apresentar casos de sucesso e ações de destaque em inovação tecnológica e ações econômicas e sociais que incentivam a produção agroindustrial e mantêm as famílias atuando no meio rural. As três melhores histórias serão classificadas para votação popular, durante a Expointer.

A Feira da Agricultura Familiar na Expointer é promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo (SDR) e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em parceria com Emater-Ascar/RS, Fetag/RS, Fetraf/RS, Coceargs e Via Campesina. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.