CI

Exportação do complexo soja do Brasil surpreende e terá receita recorde em 2014

Valores da exportação do complexo soja vão superar o total das exportações de minério de ferro


As receitas com as exportações de soja em grão, farelo e óleo do Brasil foram revisadas e agora vão atingir um recorde de 31,196 bilhões de dólares em 2014, superando a marca histórica do ano passado, quando os preços estiveram nos maiores patamares já vistos, mostraram nesta quinta-feira dados da Abiove, a associação da indústria.

A estimativa do mês anterior da Abiove era de que as exportações desses produtos atingiriam 30,75 bilhões de dólares neste ano, ainda abaixo dos 30,965 bilhões de dólares de 2013.

Os valores da exportação do complexo soja vão superar o total das exportações de minério de ferro, o principal produto da pauta comercial do Brasil.

A soja em grão (segundo principal produto do país) deve ficar levemente abaixo do minério, afetado por preços baixos neste ano.

Os números maiores da Abiove se devem a uma revisão nas estimativas de volumes embarcados de farelo e óleo de soja, além de um ajuste no preço de exportação de farelo, disse o secretário-geral da Abiove, Fábio Trigueirinho.

"Verificamos um pouco mais de processamento de soja, e isso permitiu elevar as exportações dos subprodutos", disse Trigueirinho, lembrando que os volumes embarcados de soja em grão, ainda que recordes, ficaram ligeiramente abaixo das previsões.

Segundo Trigueirinho, o Brasil teve uma estratégia acertada neste ano de embarcar grandes volumes até setembro, antes da entrada da safra dos Estados Unidos pressionar os preços internacionais.

Assim, disse o secretário-geral, os preços de soja e derivados exportados em 2014 ainda ficaram na média em níveis bastante bons, embora abaixo dos recordes de 2013.

Para 2015, esse cenário vai mudar, uma vez que safras recordes este ano no Brasil e nos Estados Unidos, e projeção de novo recorde na colheita brasileira no ano que vem, fizeram as cotações despencarem.

A Abiove deixou praticamente estável a projeção de exportações em 2015, apontando que o complexo soja deverá render ao país 23,265 bilhões de dólares, queda de mais de 25 por cento ante 2014.

"Ano que vem vai ter um ajuste, os mercados globais estão bem abastecidos", ressaltou Trigueirinho.

Safra 2014/2015
A safra de soja do Brasil 2014/15 foi estimada nesta quinta-feira em 91,9 milhões de toneladas, ligeira alta na comparação com a previsão do início do mês, segundo dados da Abiove.

Essa reavaliação considera um crescimento de 300 mil hectares na área plantada, na comparação com a estimativa anterior.

O plantio da safra 14/15 está praticamente finalizado. Se a produção estimada se confirmar, o Brasil terá novo recorde, apagando o registrado na safra anterior, de 86,3 milhões de toneladas, segundo a Abiove.

As exportações, por sua vez, devem atingir novo recorde, de 48 milhões de toneladas, superando as 45,8 milhões de 2014.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.