CI

FENASOJA: Agricultoras acompanham elaboração de receitas práticas e saborosas na Cozinha da Soja

Evento ocorre em Santa Rosa/RS


Os visitantes da 21ª Feira Nacional da Soja (Fenasoja), que acontece no Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson, tem a oportunidade de acompanhar oficinas culinárias gratuitas na Cozinha da Soja, atração coordenada pela Emater/RS-Ascar e Coopermil, com apoio do Gabinete da Primeira Dama de Santa Rosa. As oficinas ensinam diferentes pratos, doces e salgados, à base de soja. Nesta segunda-feira (02/05), agricultores de toda a região visitaram a Feira e puderam conhecer a Cozinha da Soja e acompanhar a elaboração da receita de pão doce de soja com frutas.

Na receita do pão doce, por exemplo, é estimulado também o uso de frutas cristalizadas e geleias, produtos facilmente encontrados nas propriedades rurais, preparados pelas mãos dos agricultores. O farelo feito da soja torrada e tritura é a base da maioria das receitas ensinadas na oficina, bem como o extrato, conhecido como leite de soja, também essencial para o preparo de muitas receitas.

"Nossas receitas utilizam basicamente produtos oriundos da agricultura familiar e propõe o resgate de alguns ingredientes que fazem parte da alimentação nas propriedades rurais, que são produzidos de forma natural, orgânica, e que os agricultores confiam, pois sabem o que estão comendo", destacou a extensionista social da Emater/RS-Ascar de São José do Inhacorá, Vânia Lorenzoni.

Os benefícios da soja para a saúde, em especial para as mulheres, são fatores enfatizados pelas extensionistas, estimulando o consumo da soja através de receitas práticas e saborosas. Para a agricultora, Roseli Kloeckner, do município de Nova Candelária, a participação na oficina foi uma surpresa agradável. "Achei muito interessante a oficina. Sempre aprendemos coisas novas. E fiquei surpresa com o sabor do pão doce, vou tentar fazer em casa e inventar novas receitas utilizando a soja", comentou. 

O consumo da soja também será estimulado durante o 2º Festival Regional de Pratos Derivados de Soja, que acontece na terça-feira (03/05). Serão apresentados em torno de 74 pratos doces e salgados, incrementados com soja, vindos de 40 municípios da região. Na ocasião, será lançado o livro ?Comida Boa também se faz com Soja?, que reúne todas as receitas preparadas pelos participantes do Festival.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.