CI

FENASOJA: Agricultores de diferentes pontos da região participam de oficinas na Exporural

Dia de campo consiste em visitas dirigida


Mais de 2 mil agricultores, de 42 municípios da região de Santa Rosa, são esperados nos dias de campo organizados pela Emater/RS-Ascar, com apoio de parceiros, no espaço da Exporural, atração permanente da 21ª Feira Nacional da Soja (Fenasoja), que acontece no Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson, em Santa Rosa. O dia de campo consiste em visitas dirigidas, seguidas de oficinas de aprofundamento das temáticas que mais interessaram a cada participante. Somente nesta segunda-feira (02/05), em torno de 320 pessoas participaram de oficinas sobre atividade leiteira e sistema silvipastoril, energias alternativas, floricultura, hidroponia e semi-hidroponia, segurança e soberania alimentar, solos, secagem e armazenagem de grãos, regulagem de semeadoras e regulagem de pulverizadores, assim como oficinas culinárias na Cozinha da Soja. 

A agricultora Noeli Berwanger, de São Pedro do Butiá, optou pela oficina sobre atividade leiteira, em que foram apresentadas proposta de instalações, sistema silvipastoril e coleção de forrageiras. "Eu tenho contato com o leite desde pequena, porque minha família já produzia. Depois de adulta seguimos com a atividade, mas sempre tem o que aprender", comentou Noeli, que também é beneficiária da Chamada Pública do Leite. 

Para o gerente regional adjunto da Emater/RS-Ascar, José Vanderlei Waschburger, é importante a parceria firmada com a Feira "visando a discussão de temas relevantes, de áreas de interesse dos agricultores da região, que têm a oportunidade de interação com inovações e tecnologias, em uma das maiores feiras do Estado, capaz de proporcionar-lhes melhoria da qualidade de vida, redução da penosidade do trabalho e maior rendimento às propriedades, atentando-se às questões ambientais". 

Excursões 

Participaram do primeiro dia de oficinas, excursões vindas de Campina das Missões, Dezesseis de Novembro, Garruchos, Nova Candelária, Porto Mauá, Santo Antônio das Missões, São Pedro do Butiá, Sete de Setembro e Alecrim, além de visitantes de Santa Rosa e do país vizinho, Argentina. O transporte dos participantes conta com o apoio da 21ª Fenasoja e da empresa Ouro e Prata. 

Nesta terça-feira (03/05) devem participar agricultores vindos de Boa Vista do Buricá, Cerro Largo, Pirapó, Porto Lucena, Roque Gonzales, Santo Ângelo, Salvador das Missões e Senador Salgado Filho. 

Comitivas de Bossoroca, Entre-Ijuís, Independência, Novo Machado, Porto Xavier, Santo Ângelo, Tuparendi e Vitória das Missões são esperadas na quarta-feira (04/05). Já a quinta-feira (05/05) será a vez de Caibaté, Doutor Maurício Cardoso, Eugênio de Castro, Guarani das Missões, Horizontina, Alecrim, Mato Queimado, Porto Xavier e Tuparendi. 

No último dia de oficinas (06/05) estão confirmados agricultores de Guarani das Missões, Horizontina, Porto Vera Cruz, Roque Gonzales, Santa Rosa, Santo Cristo, São José do Inhacorá, São Luiz Gonzaga, São Nicolau e São Paulo das Missões. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.