CI

Fundação Chapadão realiza ajuste técnico para o Controle de pragas na cultura da soja

Reunião ocorreu em Santana do Araguaia


No dia 16 de Dezembro de 2014 estiveram reunidos produtores, técnicos, gerentes associados da Fundação Chapadão, a fim de discutir sobre as ações de Manejo Integrado de Pragas, para a cultura da soja para a região de Sudoeste do Pará, no município de Santana do Araguaia. A reunião foi conduzida pelo pesquisador de pragas, Germison Tomquelski, e o consultor Renato Moraes. O pesquisador inicialmente passou um panorama da ocorrência de lagartas: Falsa-medideira, Spodoptera, Lagarta-da-maçã e Helicoverpa. Relatou-se também sobre a ocorrência de percevejos na região, além de outras pragas.

O mesmo enfatizou a questão da boa amostragem e correta identificação dos insetos, para os melhores resultados de manejo integrado de pragas. O pesquisador apontou sugestões para o manejo, além de informações importantes sobre a eficiência dos inseticidas e os melhores posicionamentos, além da questão da seletividade aos inimigos naturais, no sistema de produção da região. Após a troca de informações ocorreu um confraternização com jantar a todos. Ainda alguns produtores associados receberam a visita do pesquisador, podendo trocar informações no cotidiano das fazendas junto as equipes. O pesquisador na oportunidade também avaliou os experimentos da Fundação Chapadão, que apresentam bom desenvolvimento até o presente momento.

Edson Borges é Engo Agro MSc. Pesquisador e Diretor Executivo da Fundação Chapadão.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.