CI

Governador do Rio Grande do Sul declara aberta Expointer em Esteio

Previsão é de que 450 mil pessoas visitem o Parque Assis Brasil


O governador do Rio do Sul, José Ivo Sartori, abriu nesse sábado a 38ª Expointer no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Como ocorre tradicionalmente, o governador cortou a fita em frente ao Pavilhão Internacional na companhia de lideranças do agronegócio gaúcho. A Expointer ocorre até o dia 6 de setembro, com o tema "Com o campo, todo o Estado cresce". O evento foi aberto ao público às 9h.

Durante pronunciamento na abertura, Sartori destacou a pujança do agronegócio gaúcho para alavancar a economia do Estado. "É possível encontrar um caminho positivo como esse que estamos abrindo para a Expointer", destacou.

O secretário estadual de Agricultura, Ernani Polo, ratificou as expectativas, mas manteve cautela. "A feira mostra o potencial do Rio Grande do Sul e exibe o setor agropecuário como o maior impulsionador da economia. É uma mostra consolidada que apresenta o que produzimos de melhor no Estado para todo o país", afirma. Contudo, Polo ressaltou que a crise econômica pode refletir na redução de até 20% das negociações, em relação a 2014, quando as vendas chegaram a R$ 2,713 bilhões. 

Ernani Polo, acredita que, se as condições climáticas forem favoráveis, o público poderá ser de até 450 mil visitantes. Mas, levando em conta o bom momento da pecuária, a comercialização de animais deve se manter nos mesmos patamares de 2014, quando representou R$ 12,419 milhões. 

Nesta edição, vão participar da mostra mais de 4,7 mil animais de argola, representando mais de 160 raças, de propriedade de quase 2,4 mil expositores. Ainda vão ingressar no parque outros 2,3 mil animais rústicos, que vão a leilões e remates.

Entre os novos exemplares, estão Zebuínos da raça Sindi. Mostra de cães, provas funcionais e julgamentos de classificação de diferentes raças, concurso leiteiro das raças Jersey e Holandês, além do concurso Freio de Ouro, também integram a programação.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.