CI

Híbrido Blade® GrandSilo de sorgo silagem é nova aposta da Ceres Sementes no Brasil

Híbrido Blade® GrandSilo


 
Empresa avança no desenvolvimento de híbridos de sorgo de alta biomassa e sorgo sacarino e entra no mercado de produtos para alimentação de bovinos
 
Híbrido Blade® GrandSilo conta com alta produtividade e palatabilidade, bem como rápida redução de pH, garantindo uma silagem de alta qualidade, segundo a empresa
 

Detentora de um dos maiores bancos de germoplasma de sorgo do mundo, a empresa de biotecnologia Ceres Sementes mostra por que desponta como especialista no mercado de sorgo no País. Esta semana a empresa anuncia o lançamento de seu primeiro híbrido de sorgo silagem, que passa a ser comercializado com a marca Blade® GrandSilo, destinado à produção de base para alimentação animal para gado de corte e leite.

O produto vem compor a linha de produtos já comercializados pela empresa, Sorgo Sacarino Blade, ideal para o setor sucroenergético para produção de etanol e energia elétrica a partir do bagaço e Sorgo Alta Biomassa Blade, destinado à produção de energia elétrica e calor, bem como etanol celulósico.
 
De acordo com o gerente geral André Franco, a Ceres vinha testando o híbrido Blade® GrandSilo BD1615 nos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. “Trata-se de uma excelente alternativa aos produtores para alimentação de gado de leite e gado de corte, derivado a partir da linhagem de sorgo sacarino”, assinala Franco.
 
Segundo o executivo, os estudos anteriores ao lançamento do híbrido, específico para forragem e silagem, revelaram excelente desempenho agronômico e alta produtividade no campo, com produtividade média de 54 toneladas por hectare de matéria verde com 30% de matéria seca.
 
A recomendação da empresa é que para expressar seu melhor potencial produtivo o novo híbrido GrandSilo BD1615, que é de fácil manejo, seja plantado até o final do mês de dezembro e colhido entre os meses de abril e maio, época em que identifica-se o grão pastoso, ponto ideal para silagem.
 
“Para o gado, o sorgo Blade GrandSilo apresenta alta palatabilidade e qualidade nutricional; ao criador, transfere competitividade quanto ao custo de produção da matéria-prima, melhor qualidade de silagem por acelerada redução de pH, resultando em menores perdas e fermentação mais rápida, além de maior produção de matéria seca por hectare”, resume Franco.
 
Presente entre as 30 melhores empresas do Brasil em seu segmento de atuação, segundo a Assocon – Associação Nacional dos Confinadores -, a Agropecuária São Francisco, de Goiatuba (GO), testou o híbrido de sorgo GrandSilo. Na propriedade são confinadas aproximadamente 15 mil cabeças por ano. O gestor da São Francisco, Osvaldo Pereira de Souza, atesta bons resultados obtidos com o produto;
 
“Comprovamos a eficiência e a qualidade do material. Cultivamos o GrandSilo na safrinha e verificamos que a planta apresentou ótima sanidade. No fim do ciclo colhemos a média de 40 toneladas por hectare, dado que para o período da safrinha é um ótimo resultado. O custo ficou mais baixo do que se tivéssemos plantado milho para silagem”, salienta Pereira de Souza.
 
Segundo o gestor, o processo de fermentação do sorgo GrandSilo “foi um pouco mais rápido do que a silagem de milho”. Este aspecto, diz o profissional, constitui outro benefício importante, “pois podemos usar mais rápido na alimentação dos animais”, acrescenta.
 
De acordo com Pereira de Souza, os animais mostraram boa aceitação pela alimentação proveniente do sorgo GrandSilo, sem alteração no volume de consumo na comparação com a silagem de milho usada anteriormente. “O consumo de matéria original permaneceu inalterado. Eu indico o GrandSilo exatamente por esses diferenciais. O produto resulta em alta produtividade a culto mais baixo e tem boa aceitação pelo plantel no cocho”, resume. “Não só vamos repetir o cultivo como plantar uma área maior, mais cedo”, finaliza o gestor da São Francisco.
 
Suporte técnico – O gerente geral André Franco enfatiza que a Ceres está plenamente estruturada para prestar assistência técnica aos interessados no cultivo do sorgo silagem Blade® GrandSilo.
 
Ele destaca que os especialistas da Ceres Sementes desenvolveram um protocolo de manejo para orientar os produtores no cultivo e assim obter os melhores resultados para silagem.

O novo Blade® GrandSilo já está disponível para comercialização e a empresa está estruturando a lista de parceiros e revendas nas regiões indicadas para cultivo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.