CI

Indea identificou desrespeito ao vazio sanitário em MT

Fiscais encontraram soja guaxa em lavouras



O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) emitiu cinco autos de infração  no período de vazio sanitário da soja, de 15 de junho a 15 de setembro, aos proprietários de fazendas do município. Os fiscais encontraram soja guaxa em lavouras que tiveram a oleaginosa plantada para produção de sementes e também naqueles que cultivaram feijão na sequência.

Segundo o engenheiro agrônomo e fiscal da entidade, Leandro Oltramari, foi ultrapassada a meta de fiscalizar 160 propriedades rurais no município. “Foi dada prioridade, principalmente para as áreas críticas, aquelas que possuem áreas irrigadas com pivô e que trabalham com soja safrinha. Por melhores que sejam as unidades colhedoras de grãos, sempre sobram sementes no campo, que com o mínimo de umidade já começam a germinar”.

Além de serem autuados, os produtores foram notificados pelos fiscais do para realizarem a destruição dos exemplares de soja guaxa encontrados. O auto de infração consiste em 30 UPFs (Unidade Padrão Fiscal) mais 2 UPFs por hectare não destruído.

O período de vazio sanitário da soja é uma medida de defesa vegetal que visa evitar a propagação da ferrugem asiática pelo que é denominado  de “ponte verde”, evitando a permanência do fungo no ambiente.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.