CI

Início da Primavera será marcado por dia ensolarado

No Sudeste, estação das flores marca a transição entre o período seco para o úmido


A partir das 23h29 de segunda-feira (22.09), pelo horário de Brasília-DF, a primavera, conhecida como estação das flores inicia oficialmente e se estende até o dia 21 de dezembro. O horário é o momento em que os dois hemisférios da terra recebem a mesma quantidade de energia proveniente do sol, por isso o nome Equinócio da primavera. Já para os meteorologistas, a primavera é conhecida como a estação das tempestades mais intensas no Brasil. Dessa forma, o guarda-chuva deverá ser um artigo indispensável até o início de outubro.

De acordo com os dados da Somar Meteorologia, nesta época do ano, a radiação solar passa a ser maior no Hemisfério Sul e os dias ficam mais longos que as noites, por isso, a atmosfera começa a ficar mais quente e os temporais se formam. Com mais horas de sol, a energia na atmosfera aumenta e possibilita maior atividade da Floresta Amazônica, que por sua vez começa a distribuir calor e umidade pelo país. Isto gera uma instabilidade muito grande. No decorrer da estação, as chuvas começam retornar para o Centro-Oeste, Sudeste e para o interior do Nordeste.  

Para alguns estados, como São Paulo, a notícia vem para aliviar a situação, pois as chuvas ficarão dentro da média climatológica no sul do Estado mineiro e em todo o Estado Paulista. Vale ressaltar que, chuvas dentro da média não garantem recuperação do Sistema Cantareira, a água da chuva primeiro fará a recuperação do déficit hídrico do solo e depois irá começar a acumular nos mananciais. A primavera vem para marcar um período de transição no Brasil e algumas características tanto de inverno como de verão serão observadas.

Conforme o meteorologista do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia, Luiz Rentato Lazinski, quanto ao clima, daqui em diante para a safra de verão, deve ser mesmo influenciado pelo "El Nino", que praticamente já começou a influenciar o clima, tanto que no decorrer dos próximos dias teremos muita chuva no sul do Brasil, principalmente nos estados do Paraná e S.Catarina. “Com isto, podemos esperar uma primavera e verão mais chuvosos, ou seja, até o final da nossa safra de verão as precipitações devem ficar acima da média, com chuvas mais abundantes e melhor distribuídas. Para as culturas de verão, isto é muito bom, principalmente para o milho e soja, mas para as culturas de inverno, como trigo e cevada, poderemos ter problemas com doenças, devido ao clima mais úmido, além de muita chuva na colheita, prejudicar a qualidade da safra de inverno” afirma o Metereologista.

Ao falar do inverno deste ano, é possível afirmar que foi mais ameno em relação ao último, foram poucas ondas de frio de forte intensidade. A intensidade das ondas de frio este ano foram menos intensas que dos anos anteriores. As temperaturas também se comportam sem grandes variações em anos de EL Niño, portanto, as temperaturas não deverão sofrer grandes variações e devem ter um comportamento mais estável e dentro da média para a época do ano.

El niño

O Engenheiro Agrônomo do Portal Agrolink, José Luis da Silva Nunes, lembra que a primavera é o período de preparação das culturas de verão. É uma época de transição, assim como o outono, entre uma estação fria e uma estação quente. Normalmente é marcada por temperaturas mais amenas, com dias mais ensolaradas com temperaturas mais amenas a quentes e noites mais frescas a frias, podendo ocorrer picos de temperaturas, tanto frias quanto quentes, e, até, formação de geadas tardias. Geralmente é uma estação mais chuvosa por ser, justamente, um período de transição. Por outro lado, o mesmo afirma que, no padrão climático do El Niño, as chuvas da primavera tendem a chegar com grande irregularidade para Centro-Oeste e Sudeste, ficando mais concentradas no Sul, o que poderá acarretar prejuízo no plantio de arroz e prejudicar o final do ciclo das lavouras de trigo, principalmente aquelas mais tardias, no Rio Grande do Sul. 

Além disto, no Centro-Oeste e Sudeste, até a regularização das chuvas, que deve ocorrer na segunda quinzena de outubro, o plantio das lavouras de verão, como soja, milho e feijão, além das hortaliças, será dificultado.

Porém, para os produtores de café e cana do centro-sul, que foram fortemente afetados pela seca do início do ano e também por chuvas fracas nos últimos meses, poderão se beneficiar por volumes maiores de chuvas, que estão previstas para o mês de outubro.

Compartilhe suas fotos da chegada da Primavera com o Portal Agrolink. Envie para [email protected] que divulgaremos na Página do Facebook do Portal Agrolink
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.