CI

inpEV receberá visitantes para compartilhar a experiência e benefícios do Sistema Campo Limpo

O objetivo da visita é entender o funcionamento do Sistema Campo Limpo



Executivos da América do Sul visitam o Brasil para conhecer o sistema de logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas
 
No dia 23 de julho (quarta-feira), o inpEV – instituto que representa a indústria fabricante de defensivos agrícolas para a destinação das embalagens vazias de seus produtos -, receberá uma delegação de executivos de sete países da América do Sul (Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica Equador, Uruguai e Paraguai) que representam organizações ligadas ao agronegócio. O objetivo da visita é entender o funcionamento do Sistema Campo Limpo (logística reversa das embalagens vazias de defensivos agrícolas) e os motivos que o tornaram referência mundial em gestão pós-consumo desse tipo de material.
 
Os visitantes irão para a Taubaté (SP) conhecer a Campo Limpo Reciclagem e Transformação de Plásticos S.A. Idealizada pelo inpEV, a fábrica, que opera de acordo com os conceitos de ecoeficiência e atua como um centro de desenvolvimento de novas tecnologias voltadas à reciclagem, tem como objetivo fechar o ciclo de vida das embalagens de defensivos agrícolas pós-consumo e promover a autossuficiência econômica do Sistema Campo Limpo.
 
A apresentação sobre a gestão e as práticas do Sistema Campo Limpo será realizada pelo diretor-presidente do instituto, João Cesar M. Rando. Os executivos conhecerão o fluxo desse Sistema, desde a entrada das embalagens vazias nas unidades de recebimento até a destinação final (reciclagem e incineração), com foco no papel do inpEV, que atua como núcleo de inteligência dessa operação logística.  Também serão apresentados procedimentos como a devolução e o recebimento de embalagens lavadas e não lavadas, inspeção e classificação do material, emissão de comprovante de devolução, separação das embalagens por tipo (COEX, PEAD MONO, metálica, papelão), compactação e a emissão de ordem de coleta para que o instituto providencie o transporte ao destino final.
 
Além disso, estudarão o programa, desenvolvido no Paraná, de eliminação de BHC e outros agrotóxicos, que tiveram seu uso proibido por lei na década de 80. O sucesso da iniciativa foi compartilhado na segunda edição da publicação “Gestão Sustentável na Agricultura”, organizada pela área de Sustentabilidade da Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
 
Segundo Rando, é gratificante a oportunidade de compartilhar a experiência e conhecimento na gestão de resíduos pós-consumo com outros países e, com isso, beneficiar o meio ambiente. E ainda completa: “Os desafios para combinar o desenvolvimento da agricultura à conservação ambiental são muitos. Porém, o crescente desempenho do sistema aponta que o caminho é correto”.
 
Entre os executivos presentes estarão Federico Landgraf, diretor executivo, e Federico Elorza, coordenador técnico, da Casafe (Câmara de Saúde Agropecuária e Fertilizantes); Pablo Soria, engenheiro da Apia (Associação de Fornecedores de Insumos Agropecuários) e Fernando Arana, gerente geral da Cañoplast; María Elvira Lermanda, diretora executiva, e Armin Clasing, coordenador técnico, da Afipa A.G. (Associação Nacional de Fabricantes e Importadores de Produtos Fitossanitários Agrícolas); Santiago Mejía, diretor executivo da Corporación Campo Limpio (Programa de Gestão de Embalagens Vazias e agrotóxicos na Colômbia); Fernando García, diretor executivo da Innovagro (Câmara Equatoriana da indústria de inovação e tecnologia agrícola); Aldo Invernizzi, diretor executivo da Campo Limpio (Programa de Gestão de Embalagens Vazias e agrotóxicos no Uruguai); Justo Vera, diretor executivo da Cafyf (Camara de Fitossanitários e Fertilizantes) e Juan Manuel Del Valle, diretor da CampoLimpio no Paraguai; Gabriela Briceño da CropLife LA; Eduardo Daher, Fábio Kagi e Renata Eschiletti da Andef (Associação Nacional de Defesa Vegetal); Ana Paula Gomes e Rodrigo Pifano da Basf; Franz Peter e Roberto ramirez da Bayer; Claudia Barreto da Arrysta e Luiz Dinnouti da Syngenta.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.