CI

Líder de produção, Paraná pretende mais que dobrar cultivo de cevada até 2018

Hoje, 73% da produção brasileira de cevada é originária do PR


O Paraná espera aumentar em mais de 50% a área cultivada de cevada até 2018. A expectativa para expandir o cultivo ocorre em função do crescimento do mercado cervejeiro. Hoje, o Estado é o maior produtor nacional do cereal, respondendo por 73% da produção brasileira de cevada.

A expansão da produção de malte, a instalação de fábricas da Ambev e do Grupo Petrópolis no Estado somado ao avanço das microcervejarias, especializadas em versões artesanais, estão puxando o movimento.

Conforme o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura do Paraná, o Estado deve colher 205 mil toneladas de cevada em 2015, 16% acima do registrado na safra passada, com 176 mil toneladas. A área de produção deve ficar em 50,7 mil hectares, segundo diretor geral do Deral, Francisco Carlos Simioni. “O produtor precisa de garantia de preço que cubra seus custos. O Paraná mostra maturidade na produção de cevada, consolidando o formato de integração entre agricultor e cooperativa. O Estado, por sua vez, oferece apoio técnico ao produtor, que vem utilizando alta tecnologia no campo”, destaca.

Com 33 mil hectares plantados, a região de Guarapuava é apontada como uma das maiores produtoras de cevada do Estado, com colheita estimada em 153 mil toneladas. Contudo, a maior expansão da cultura ocorre na região de Ponta Grossa, com avanço de 145% na área plantada nessa safra, para 12,5 mil hectares. A produção é estimada em 45 mil toneladas, 178% mais do que no ano passado.  A maior parte da cevada produzida no Paraná tem como destino a maltaria da Cooperativa Agrária Agroindustrial, de Guarapuava, hoje considerada a maior do país.

Em 2014, a cevada somou um Valor Bruto da Produção (VBP) de R$ 98,5 milhões.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.