CI

Logística é 17% do preço da soja em Paranaguá

Custos logísticos na soja entregue no Porto de Paranaguá causam prejuízos aos produtores



Um estudo feito pelo Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial (Esalq-Log), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, em parceria com a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), mostrou que os produtores paranaenses, dependendo da região, perdem entre 14% e 17% de sua receita bruta em decorrência dos custos logísticos na soja entregue no Porto de Paranaguá.

O estudo mostra que os custos de transporte são os mais representativos, tendo um impacto médio de 8,76% sobre os custos do produto no estado, dependendo da distância entre a origem e o porto. Além deste, a armazenagem apresentou um custo médio de 6,38% da receita bruta, e os custos portuários, 2,58%.

"As variáveis logísticas têm sim um grande peso para redução da receita dos produtores, e cabe aos agentes do setor buscar cada vez mais a redução dos impactos delas", comenta Fernando Vinícius da Rocha, pesquisador do Esalq-Log.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.