CI

Mais de 300 produtores participam de 1ª atividade técnica e em campo da Aprosoja

Etapa prática do Simpósio Agroestratégico passou pelos 22 Núcleos da entidade por três dias


 etapa prática do II Simpósio Agroestratégico reuniu 328 produtores, técnicos ou gerentes de propriedades rurais nos 22 Núcleos da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), entre os dias 24 e 26 de novembro. O número é considerado um sucesso, já que é a primeira vez em 10 anos de entidade que um evento técnico e prático foi realizado nas lavouras de soja.
 
Durante a ação, pesquisadores da Embrapa e da Fundação Mato Grosso passaram a metodologia e frisaram a importância da aplicação do Manejo Integrado de Pragas (MIP) e Manejo Integrado de Doenças (MID). “Pela primeira a Aprosoja preparou uma rodada agronômica que envolveu a teoria e a prática ao mesmo tempo. Além disso, nossos produtores e demais participantes, receberam orientações de pesquisadores renomados e como suporte, distribuímos kits para auxiliarem na prática do MIP. Vale ressaltar que o Simpósio tem o objetivo de repensar a prática agrícola adotada nas propriedades de soja e milho de Mato Grosso e, principalmente, levar aos produtores informações e em paralelo, captar pontos relevantes para a entidade para novos trabalhos”, explica o diretor técnico da Aprosoja, Luiz Nery Ribas.
 
Na Região Norte, a orientação técnica foi dada por Rafael Pitta, da Embrapa Agrossilvipastoril. Na Região Oeste, o orientador foi André Mateus Prando, da Embrapa Soja. Lúcia Vivan, da Fundação Mato Grosso, foi a facilitadora na Região Sul, e Edson Hirose, da Embrapa Soja, coordenou os trabalhos na Região Leste.
 
Além de passar as técnicas, o evento serviu para fazer levantamento da situação das lavouras em relação as pragas e doenças em cada região. “Com base nos relatos da nossa equipe de supervisores, observou-se em alguns pontos a presença de percevejo-marrom, percevejo-castanho e percevejo-verde, como também da mosca branca, principalmente em Lucas do Rio Verde e Nova Mutum, já na Região Oeste observou-se a presença da lesma. Relatos da ocorrência da praga chamada de Torrãozinho também foi verificada. Já com relação a presença de lagartas, estava tranquilo, com bom controle por parte dos produtores visitados”, afirma analista de projetos da Aprosoja, Franciele Dal’Maso.
 
Para a entidade, a etapa prática do Simpósio Agroestratégico cumpriu sua meta e, agora, é pensar no próximo ano. A ideia é que o Simpósio passe a fazer parte do calendário anual de eventos da Aprosoja. “Para as próximas edições estaremos focando em outros temas e buscaremos melhorar cada vez mais com relação a estrutura e materiais disponibilizados”, diz Franciele.
 
O Simpósio - O Simpósio Agroestratégico é uma iniciativa da Aprosoja, em parceria com a Fundação MT e Embrapa. O primeiro evento ocorreu no dia 9 de julho deste ano. Na sequência, foi realizado o II Simpósio, de 21 de setembro a 2 de outubro, nos municípios de Sorriso, Campo Novo do Parecis, Canarana e Rondonópolis, que receberam palestras sobre Manejo Integrado de Pragas (MIP) e de Doenças (MID) e manejo do sistema produtivo. Até agora, as edições do simpósio abrangeram mais de 900 pessoas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.