CI

Mapa promove reunião internacional sobre proteção de cultivares

Encontro vai até sexta-feira, em Natal, e reúne especialistas de 10 países


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realiza até a próxima sexta-feira (03.07) a 33ª Reunião Técnica do Grupo de Trabalho em Automação e Programas Computacionais (TWC, sigla em inglês) da União Internacional para Proteção das Obtenções Vegetais (Upov). O objetivo da reunião é discutir informática e estatística aplicada à proteção de cultivares.

A abertura da reunião ocorreu nesta terça-feira (30), em Natal, e foi organizada pelo Serviço Nacional de Proteção de Cultivares da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SNPC/SDC), que representa o Brasil junto à Upov. Participam do encontro 20 especialistas de 10 dos países membros da Upov.

As reuniões ocorrem anualmente, em diferentes países, para estimular a participação e intensificar a troca de experiência entre especialistas que trabalham no aperfeiçoamento das ferramentas computacionais disponíveis, aumentando a compatibilidade entre elas e permitindo o intercâmbio de informações entre os países.

O encontro tem o apoio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), da Associação Brasileira de Obtentores Vegetais (Braspov) e da Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (Abrass).

Proteção de cultivares

A Lei de Proteção de Cultivares, de 1997, incentiva a pesquisa em melhoramento de plantas, visando ao aumento de novas cultivares disponíveis para o plantio pelos agricultores.

O SNPC concede certificados de Proteção de Cultivar, reconhecendo a propriedade intelectual sobre as variedades de plantas que permitem a exclusividade de exploração da cultivar, podendo impedir a produção e comercialização por terceiros, sem a devida autorização.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.