CI

Mato Grosso do Sul: excesso de chuva paralisa plantio de algodão

Máquinas pararam no campo a espera de estiagem


Os cotonicultores estão encontrando dificuldades para iniciar os trabalhos da semeadura do algodão safra devido as constantes precipitações na primeira quinzena de dezembro em Chapadão do Sul, no Mato Grosso do Sul.

Conforme a Associação Sul-Mato-Grossense dos Produtores de algodão (Ampasul), apenas 12% da área total destinada ao cultivo da fibra foi semeada.  Na cidade de Costa Rica, maior produtor do fio natural no Estado, o plantio atingiu 15%, assim como em Alcinópolis. Em algumas propriedades, os maquinários estão parados no campo a espera de estiagem para concluir os trabalhos.

O levantamento aponta que o plantio de algodão está atrasado, principalmente se compararmos com o mesmo período da safra anterior, onde os produtores com áreas menores já haviam terminado a semeadura. 

A região Norte concentra as maiores áreas a serem  cultivadas com algodão. Nessa região em específico, assim como no Mato Grosso, o plantio ocorre em dezembro (algodão primeira safra) e janeiro (algodão segunda safra). Já no Centro-Sul do Estado é cultivado somente o algodão primeira safra, com início da semeadura, caso haja umidade suficiente no solo, previsto para o final de novembro, se estendendo até meados de dezembro. 

O Estado deve produzir 140 mil toneladas de algodão em caroço na safra 2014/15, 12,5% a menos do que no ciclo anterior,  quando foram colhidas 160 mil/t, segundo dados da Conab.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.