CI

Mato Grosso lidera entregas de fertilizantes no país

Os dados foram divulgados pela Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda)


Os dados foram divulgados pela Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda)

As entregas de fertilizantes aos produtores rurais brasileiros encerraram o mês de julho com recorde de 3,34 milhões de toneladas, um crescimento de 2,7% em relação ao mesmo período de 2015, quando foram entregues 3,25 milhões de toneladas. Considerando os sete meses do ano, a elevação foi de 10,4%, alcançando um total de 16,52 milhões toneladas, um novo recorde para o período, motivado pela forte antecipação de compras devido a relação de trocas favoráveis para a maioria das culturas, contra 14,97 milhões de toneladas no período janeiro-julho de 2015.

Os dados foram divulgados pela Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), que organizou recentemente o 6º Congresso Brasileiro de Fertilizantes, onde foi discutido o papel dos fertilizantes na competitividade, entre outros assuntos. Mato Grosso foi o líder absoluto nas entregas ao consumidor final, ao concentrar o maior volume no período analisado, atingindo 3,68 milhões de toneladas, seguido do Paraná, com 2,28 milhões de toneladas; São Paulo, com 1,83 milhões de toneladas; Rio Grande do Sul, com 1,68 milhões de toneladas; e Goiás, com 1,64 milhões de toneladas.

A produção nacional de fertilizantes intermediários no acumulado de janeiro a julho de 2016 alcançou 5,06 milhões de toneladas, contra 5,15 milhões de toneladas do mesmo período de 2015, representando uma diminuição de 1,7%. De acordo o com engenheiro agrônomo da Empaer, Henrique Teodoro de Melo, é fundamental para quem vai cuidar de uma planta conhecer os principais tipos de adubos para poder saber qual é o ideal para seu cultivo, isso porque culturas com excesso ou falta de nutrientes no solo ficam fragilizadas. Sendo que a fertilização pode ser feita de diferentes formas, podendo se aplicado o adubo direto ao solo, tendo assim uma absorção lenta, misturado a água de rega, para mais fácil aplicação no solo de alguns elementos que vierem a faltar, ou pulverizado nas folhas da planta.

O total de nutrientes (NPK) entregues também apresentou aumento da ordem de 9,4% no mês de julho, alcançando 7,03 milhões de toneladas. De janeiro a julho, as entregas de fertilizantes nitrogenados apresentaram alta de 10,6% nos sete meses de 2016, atingindo 2,06 milhões de toneladas, contra 1,86 milhões de toneladas do mesmo período do ano passado, em função do aumento da demanda para milho, café e cana-de-açúcar.

Os fertilizantes fosfatados apresentaram alta de 7,2% nas entregas do período de janeiro a julho deste ano em comparação com o mesmo período de 2015, alcançando 2,29 milhões de toneladas, contra 2,14 milhões de toneladas de 2015, pela maior intensidade nas entregas para a cultura da soja e milho da safra de verão 2016/2017, com ênfase no último bimestre. Nos fertilizantes potássicos foi registrada uma alta de 10,5%, passando de 2,41 milhões de toneladas em 2015, para 2,67 milhões de toneladas neste ano.

Durante o congresso também foi possível conhecer uma iniciativa para informar a população sobre a relevância de fertilizantes (o alimento das plantas), para o aumento da qualidade e segurança da produção alimentar. Foi lançado também o braço nacional da iniciativa Nutrients For Life, que já colhe importantes frutos em outros países, como Estados Unidos, onde nasceu, Canadá, México e Colômbia. A Nutrientes Para Vida (NPV) possui Visão, Missão e Valores análogos à coirmã americana. Almeja esclarecer e informar a sociedade, sobre os benefícios dos fertilizantes (ou adubos) na produção dos alimentos, bem como sobre sua utilização adequada.

De acordo com Luís Ignácio Prochnow, diretor-geral do Instituto Internacional de Nutrição de Plantas do Brasil (IPNI) e coordenador técnico da NPV, todo ser vivo necessita de nutrientes para o seu desenvolvimento. Eles são incorporados ao seu metabolismo para manter o ciclo vital. Portanto, as plantas também precisam de nutrientes e é justamente nos fertilizantes que eles se encontram.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.