CI

Mineração marinha influencia a agropecuária

Setor de rações é favorecido pela mineração marinha 


Setor de rações é favorecido pela mineração marinha 

O futuro da agropecuária passa pelo fundo do mar e essa ideia está fortalecendo o crescimento da Primasea, uma empresa especializada na mineração marinha. Pesquisas indicam que o uso do biomineral marinho incorporado à adubação de plantas e na forma de suplemento para rações tem influência positiva no desenvolvimento, produtividade e sanidade de plantas e animais. Para atender à crescente demanda por esse insumo de origem orgânica, a PrimaSea – em operação na costa da Bahia - já tem metas arrojadas para crescer de forma significativa nos próximos seis meses.

A matéria-prima naturalmente encontrada no fundo do mar é rica em mais de 40 minerais essenciais à vida, sobretudo o cálcio e o magnésio, e com 96% de biodisponibilidade para plantas e animais. “Isso significa que a nutrição se processa de forma mais rápida e eficaz, independente do sistema de produção”, explica Marcos Zani, Diretor Comercial da empresa.  Após ser processado, o biomineral marinho é aplicado ao solo como um fertilizante mineral simples, em complemento à fertilização. Com isso, promove uma série de melhorias nas condições químicas, físicas e biológicas do solo, resultando na elevação de sua fertilidade no momento que a planta mais precisa e aumentando a assimilação dos nutrientes, principalmente o Fósforo. Nas áreas de hortifrútis, café, soja, milho e cana de açúcar, os resultados têm sido importantes, conta Zani, “com melhor desenvolvimento das plantas, acréscimo de produtividade e qualidade dos produtos”. 

No segmento animal resultados expressivos em qualidade dos produtos e no estado de saúde dos animais têm sido verificados na bovinocultura de leite e na avicultura de postura, segmentos onde o composto mineral é incorporado como suplemento nutricional às rações. Entre os benefícios aos bovinos está o controle da acidose ruminal, que se dá pela modulação do Ph do rúmen graças à presença do íon carbonato orgânico na composição e na melhoria da imunidade dos animais devido à parcela orgânica do biomineral.  Na avicultura de postura, a mistura de pequenas doses a uma tonelada de ração reverte em maior densidade e resistência da casca do ovo. “Como consequência, pode-se atingir uma redução do índice de quebra dos ovos em até 50%”, relata Marcos Zani.   

A empresa

A PrimaSea, fornecedora da matéria-prima, atua com sua linha de soluções tanto no mercado agrícola como na nutrição animal. Foi constituída há mais de 10 anos, já tendo investido no negócio mais de R$30 milhões nesse período. Sua jazida - que permite a extração de até 10.000 toneladas/mês - está localizada no litoral da Bahia e, para acessá-la, a empresa possui uma embarcação especialmente projetada para esta finalidade. Além disso, a Primasea possui uma unidade industrial no polo de Candeias/BA localizada estrategicamente para atender ao mercado brasileiro e para exportar para outros países. Seus produtos podem ser utilizados na produção orgânica (agrícola e animal), graças ao selo IBD. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.