CI

Ministro da Agricultura fala sobre otimismo na Bahia Farm Show

“Missão cumprida”. Assim o presidente da Aiba abriu o evento e relatou ao ministro


O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, visitou a Bahia Farm Show nesta quinta (27). Ele veio a convite do presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Júlio Cézar Busato, ouviu as principais necessidades dos produtores da região e trouxe otimismo sobre o futuro da agricultura nacional. Estavam presentes, o prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz; o secretário estadual da Agricultura, Vitor Bonfim; o deputado estadual, Pablo Barroso; o diretor-presidente da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial da Bahia (Sudic), Jairo Vaz; o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), João Carlos Jacobsen e o presidente da Fundação Bahia, Ademar Marçal.

“Missão cumprida”. Assim o presidente da Aiba abriu o evento e relatou ao ministro o esforço feito para a realização da 12ª edição da Bahia Farm Show em meio a crise nacional e a seca. “Muitas pessoas vieram perguntar se haveria a feira. Mas todos acreditaram, investiram e, justamente por isso, nós temos de fazer a melhor das feiras, para espantar de vez esta crise”.

O presidente da Abrapa, João Carlos Jacobsen, lembrou que, na década de 90, ele e o ministro Maggi participaram da fundação da associação que representa os cotonicultores brasileiros. Ele ressaltou o quanto é importante tê-lo representando os produtores no Governo Federal. Já o prefeito de Luis Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz, disse ter a certeza que o ministro leva da Bahia Farm Show uma posição muito clara do agronegócio.

A força da economia do campo e a necessidade de um olhar especial do ministério para ela foram destaque na fala do secretário da Agricultura, Vitor Bonfim. “O setor da agricultura é o que melhor responde ao momento de adversidade e é preciso que o governo federal dê atenção para o agronegócio. Em 2015, mesmo com o déficit da economia brasileira, o setor agrícola ainda conseguiu superar toda adversidade e cresceu”.

O ministro Blairo Maggi enfatizou como a Bahia Farm Show é fundamental para o desenvolvimento da agricultura dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia (Matopiba). “Eventos como esse são sempre importantes para difusão da tecnologia, que é o que vem fazendo a diferença no agronegócio do país. Investir em máquinas modernas reduz os custos e gera rapidez na produção”. Após seu pronunciamento, Maggi conversou com os jornalistas e retornou à Brasília.

A Bahia Farm Show, que acontece no município de Luís Eduardo Magalhães até 28 de Maio, é uma realização da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), do Instituto Aiba e da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), com o patrocínio do Banco do Brasil, Bradesco, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Coelba, Desenbahia, Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, Santander, Senar/Faeb, Governo do Estado da Bahia e Governo Federal.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.