CI

Moradores e produtores rurais de diamantina mostram talentos no 1º festival de gastronomia

O 1º Festival de Gastronomia de Diamantina e Distritos vai até o dia 15 está revelando os talentos dos próprios moradores dos distritos e produtores rurais da região.


O 1º Festival de Gastronomia de Diamantina e Distritos vai até o dia 15 de agosto e está revelando os talentos dos próprios moradores dos distritos e produtores rurais da região. Uma oportunidade única para os visitantes conhecerem pratos típicos da culinária local. Os moradores receberam apoio e treinamento da equipe da Emater-MG, por meio de oficinas.

"Primeiro foram realizados cursos, em todos os distritos onde está acontecendo o festival. Os moradores e produtores receberam orientações, principalmente de segurança alimentar, como a roupa adequada para usar, a importância dos aventais e como definir o preço nos produtos, como fazer o atendimento. O Sebrae e a Prefeitura, com a secretaria de Turismo, também participaram", afirmou o gerente regional da empresa em Diamantina, Wagner Almeida.

Foram realizadas oficinas de “Boas Práticas de Fabricação de Alimentos” em 10 distritos, beneficiando 230 participantes do festival. Além da qualificação para melhor atendimento aos clientes, os moradores fizeram oficinas de gastronomia típicas, realizadas por chefes de cozinha especialmente convidados.

Ao todo, serão realizados seis eventos, com participantes dos dez distritos do município, nos quais o público poderá conhecer e se deliciar com pratos como costelinha de porco com broto de samambaia, farofa de feijão de corda com frango ao molho pardo, carne de lata, bolinho de angu com caldo de curimatã, frango caipira com palma, dobradinha com feijão branco, entre diversos outros. Os cozinheiros são os moradores dos distritos e produtores rurais da região. Os melhores pratos, selecionados pelos participantes, serão convidados para o evento de encerramento na cidade de Diamantina, onde por dois dias comercializarão ao público.

Em todas as edições do festival, tanto nos distritos como na sede do município, estão sendo montadas barracas para a venda de artesanato e estão programadas diversas apresentações artísticas locais para o público. A entrada é gratuita.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.