CI

Mosaic procura compras de barganha enquanto setor de fertilizantes está em baixa

Dificuldade devido aos preços e lucros em queda


A produtora de fertilizantes norte-americana Mosaic, em dificuldade devido aos preços e lucros em queda, está procurando aquisições a preços baixos em um fraco setor de commodities.

A maior fabricante de produtos fosfatados finalizados estimou nesta quinta-feira preços de vendas mais baixos para potássio e fosfato no atual trimestre. A empresa de Plymouth, Minnesota, também divulgou uma queda menor que o esperado no lucro do quarto trimestre e anunciou um programa de recompra de ações no valor de 75 milhões de dólares.

O presidente-executivo Joc O'Rourke disse que a empresa está interessada em aquisições em potássio ou fosfato, mas consideraria quaisquer oportunidades.

"A parte de baixo do ciclo (das commodities) apresenta oportunidades", disse o diretor financeiro Rich Mack em uma conferência com analistas. "Se houver algo extremamente atrativo, é algo em que podemos agir."

O lucro dos produtores de fertilizantes tem sido atingido por preços em queda, amplamente devido à fraqueza das moedas em países como o Brasil e preços baixos dos grãos.

A fraqueza das moedas ante o dólar diminuiu os custos de produção em 17 por cento no Canadá, onde as maiores minas de potássio da Mosaic estão localizadas, mas as economias somam 41 por cento em Belarus, onde a rival de potássio Belaruskali opera, disse a Mosaic.

A Mosaic projetou embarques globais de fosfato em 2016 em 65 milhões de toneladas a 67 milhões de toneladas, uma alta ante os 64,4 milhões de toneladas do ano passado, de acordo com o BMO Nesbitt Burns. As vendas de potássio parecem levemente menores este ano, entre 58 milhões de toneladas a 60 milhões de toneladas, uma queda ante os 60,7 milhões de toneladas de 2015.

(Kanika Sikka)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.