CI

MT: Produtores utilizam até cinco aplicações de inseticida no milho Bt

Tecnologia está perdendo eficiência demandando maior uso de defensivos


Aproximadamente 70% dos produtores rurais de Mato Grosso estão realizando até cinco aplicações de inseticida no milho semeado com a tecnologia Bt, conforme estudo realizado pelo Circuito Tecnológico – Etapa Milho, organizado pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja). A variedade Bt deveria ser resistente a inúmeras pragas possibilitando a racionalização do uso de defensivos.

No entanto, a constatação evidencia que a tecnologia Bt está perdendo sua eficiência demandando maior uso de defensivos para controle de pragas. Além do elevado número de aplicações de inseticidas, quase 90% dos produtores consultados também revelaram ter usado outros agroquímicos para o tratamento de sementes, advertiu o gerente de planejamento da Aprosoja, Cid Sanches.

“Esse é um dado que mostra que deve haver mais atenção. Estão aplicando altas doses de inseticida em um milho que não precisaria dessa tecnologia, e se isso ocorre, é porque a tecnologia de combate já não está mais tão eficiente”, diz.

O resultado foi obtido junto aos produtores por meio de questionários quantitativos e pela coleta de amostras de talhões de milho, em abril, em diferentes áreas do Mato Grosso. 

Conforme o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o Estado destinou 2,96 milhões de hectares para o cultivo do grão na atual safra.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.