CI

Pesquisa coloca aveia preta brasileira na Argentina

Acordo prevê a seleção de materiais



Dando continuidade à expansão no mercado sul americano, a Agroalpha e a Fundação Pró-Sementes firmaram parceria com a empresa argentina Forratec no desenvolvimento e licenciamento de aveias.

O acordo prevê a seleção de materiais de aveia preta adaptados à região de atuação da Forratec na Argentina. Nesta safra de inverno, foram semeadas as primeiras parcelas de linhagens, que serão avaliadas para posterior registro, produção e comercialização no país.

A Forratec tem sua sede na cidade de Chacabuco e conta também com uma estrutura no Uruguai. Destaca-se na produção de forrageiras, sendo uma das lideres de mercado no país, produzindo e comercializando sementes de alfafa, trevos, azevem, aveia branca, sorgo e milho, espécies estas, destinadas principalmente à alimentação animal. Com a parceria, pretende ampliar o leque de opções de forrageiras, atuando como pioneira no mercado de aveias, já que no país são poucas as cultivares registradas. Além disso, a empresa visa a inserção no sistema de rotação de culturas.

Desde 2002, a Agroalpha e a Fundação Pró-Sementes mantêm em parceria um programa de melhoramento genético da aveia preta, o que já resultou no registro e proteção de quatro cultivares no Brasil: Agro Zebu, Agro Planalto, Agro Coxilha e Agro Ijuí. Em 2014, as atividades estão sendo ampliadas para outros países, como o Uruguai, onde foi firmada parceria com a Fadisol. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.