CI

Pesquisa do Campus Araras da UFSCar será apresentada em congresso na Polônia

Trabalho na área de Biotecnologia foi realizado pela professora Sandra Antonini e por alunas do Centro de Ciências Agrárias (CCA)


A docente Sandra Regina Cecatto Antonini, do Departamento de Tecnologia Agroindustrial e Socioeconomia Rural (DTAiSeR) do Campus Araras da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), apresentará estudo desenvolvido no Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Instituição durante o 17° Congresso Europeu de Biotecnologia que acontece entre 3 e 6 de julho na cidade de Cracóvia, na Polônia.

Sandra apresentará o trabalho "Impact of the co-ocurrence of Dekkera bruxellensis and Lactobacillus fermentum in ethanolic fermentation and how to control the contaminant growth", que trata do efeito das contaminações no processo de produção de etanol combustível e a utilização de agentes antimicrobianos para controlar o crescimento desses contaminantes. Segundo ela, os resultados obtidos são inéditos.

"Nós trabalhamos com dois contaminantes simultaneamente - uma bactéria, Lactobacillus fermentum, e uma levedura, Dekkera bruxellensis - e mostramos que a presença de um estimula o desenvolvimento do outro, o que traz um prejuízo muito maior para o rendimento da fermentação do que cada um isoladamente", explica. "Em seguida, testamos três agentes antimicrobianos - etanol, metabissulfito de potássio e própolis - para verificar o efeito sobre os contaminantes e sobre a levedura do processo", relata.

O trabalho foi realizado no Laboratório de Microbiologia Agrícola e Molecular (LAMAM) e tem características inovadoras, já que poucos trabalhos estudam a interação entre os microrganismos, limitando-se na maioria das vezes a estudar o efeito de cada contaminante separadamente. "As propostas de controle dos contaminantes podem servir de base para tratamentos a serem utilizados na indústria para controle da bactéria e da levedura contaminante", afirma a docente.

Outro ponto importante da pesquisa é a participação de ex-alunas do Centro de Ciências Agrárias (CCA) como co-autoras. Participaram a doutoranda Paula Guarnieri Bassi; a mestranda Anna Livia Paraluppi; as alunas do curso de Biotecnologia, Leticia N. Zucolloto Cocca, Caroline de Freitas e Amanda Ribeiro de Almeida; e a bolsista de treinamento técnico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Bianca Carreiro Cerri. "Além da participação no evento ser um estímulo para a formação de futuros pesquisadores, será uma forma de apresentar ao meio científico o trabalho que estamos desenvolvendo há mais de dez anos na questão dos contaminantes da fermentação", conclui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.