CI

Pesquisadores da Embrapa levantaram demandas para a região de Balsas, no Maranhão

Trabalho realizado em Balsas será repetido nos outros três estados


Pesquisadores da Embrapa levantaram, entre os dias 7 e 10 de abril, demandas de pesquisas agropecuárias para a região de Balsas, no Sul do Maranhão. Leandro Bortolon, da Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO), Dirceu Klepker, da Embrapa Cocais (São Luís-MA), e Paulo Fernando Vieira, da Embrapa Meio Norte (Teresina-PI), realizaram entrevistas com profissionais, sobretudo engenheiros agrônomos, das áreas privada e pública.

De acordo com Leandro, "a recepção pelo trabalho foi excelente, uma vez que enxergam a Embrapa como uma entidade que traduz confiabilidade, imparcialidade e segurança nos resultados apresentados. Porém, muitos relatam que a empresa precisa atuar mais de forma direta com o setor produtivo para subsidiar os produtores em relação às boas práticas de manejo e produção no setor", afirmou.

O trabalho realizado em Balsas será repetido nos outros três estados que formam o chamado Matopiba: Tocantins, Piauí e Bahia. A previsão é que, nos próximos dois meses, a equipe realize mais viagens com o mesmo objetivo. No final, as demandas identificadas serão compatibilizadas e ajudarão a Embrapa a atuar de maneira mais estratégica na região, considerada a última grande fronteira agrícola brasileira.

Leandro considera que "é extremamente importante ouvir os diversos atores das cadeias ligadas ao setor agropecuário, uma vez que estão na linha de frente do agronegócio e sabem, no dia-a-dia, as dificuldades encontradas pelo setor produtivo, que vão além da pesquisa. Chegamos ao ponto de logística e infraestrutura como entraves ao crescimento do agronegócio".

Projeto especial

O levantamento faz parte do plano de ação "Delineamento do cenário geral identificando problemas e oportunidades a serem abordados, bem como as necessidades de avanço de conhecimento e de desenvolvimento tecnológico e estabelecendo as prioridades", que compõe um projeto especial da Embrapa para a região do Matopiba. Leandro explica que esse projeto "tem como objetivo principal elaborar o plano estratégico de atuação da Embrapa na região e delimitar o contexto territorial, com base em dados e informações geoespaciais e na análise do estado da arte, do desenvolvimento tecnológico e da inovação para a região".

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.