CI

Plantio de soja tem maior atraso dos últimos 7 anos no Brasil

Está em 70% da área projetada, segundo estimativas da consultoria AgRural


O plantio da safra brasileira de soja 2015/16 atingiu cerca de 70% da área projetada, segundo estimativas da consultoria AgRural. Com esses números, a semeadura está nada menos que onze pontos abaixo da média dos últimos cinco anos, ficando no menor patamar desde 2008.

Em comparação com o mesmo período do ano passado, o plantio da oleaginosa está seis pontos menor. Assim como em 2014, o problema é a irregularidade das chuvas no mês de novembro. A previsão é de que as precipitações retornem, porém não na continuidade necessária.

O maior estado produtor, Mato Grosso, já ostenta quase 90% da área semeada, enquanto o Mato Grosso do Sul bate nos 98% e o Paraná no 90%. O problema principal está no Rio Grande do Sul, onde a chuva tem castigado a região e atrapalhado os trabalhos de campo, que estão em 49% da área plantada (contra 60% na safra passada).

“Não há previsão de chuvas generalizadas e nem tão pouco em bons volumes para a faixa oeste e central do Mato Grosso nesses próximos dias. As chuvas só deverão chegar a essas regiões entre sábado e domingo. Até lá até podem ocorrer algumas pancadas de chuvas, mas serão muito isoladas”, afirma o agrometeorologista Marco Antônio dos Santos, da Somar.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.